D. António Luciano saudou os alunos, direção do Centro Regional de Viseu, docentes, funcionários, colaboradores e familiares, na cerimónia do arranque do ano letivo
Viseu, 17 set 2024 (Ecclesia) – O bispo de Viseu destacou esta segunda-feira a “excelente formação académica e científica” do Centro Regional do Centro Regional de Viseu, da Universidade Católica Portuguesa, que se rege por “princípios humanistas, cristãos, éticos e espirituais”.
Na cerimónia que marcou o início do ano letivo 2024/2025 na instituição, D. António Luciano lembrou que estes valores também estão presentes fisicamente no Centro Regional, através da Capelania e do respetivo capelão, o Frei Zé Carlos, “que está disponível para acompanhar e ajudar todos os alunos” junto dos responsáveis da instituição de ensino, informa a Diocese de Viseu.
O bispo, cuja intervenção aconteceu no encerramento da cerimónia, felicitou todos os alunos, em especial os novos, a direção da instituição, os docentes, os funcionários, colaboradores e familiares.
D. António Luciano reconheceu a aposta na tecnologia e na inovação, saudando a Universidade pelo investimento que tem vindo a fazer nos laboratórios.
“Esta universidade, em particular a Faculdade de Medicina Dentária, soube utilizar as tecnologias desde a primeira hora. A aprendizagem com ferramentas novas, o saber inovar e integrar são os grandes desafios para depois também se conseguir afirmar no seu território”, salientou.
O bispo falava em resposta ao discurso da diretora da faculdade, Marlene Barros, que anunciou a reforma está a ser levada a cabo nas instalações, com “espaços renovados e tecnologias de ponta”, cuja inauguração se realiza no dia 6 de dezembro.
D. António Luciano pediu ainda o equilíbrio na utilização da inteligência artificial.
“É preciso saber olhar com amor para o outro e promover a dignidade e o respeito de todos, na diversidade de culturas e de saberes, e a própria Universidade Católica tem cultivado também esse campo, fazendo-o florir”, referiu.
Além disso, o bispo da Diocese de Viseu evocou o Papa Francisco para assinalar a importância de se realizar um percurso académico em caminho sinodal, todos em conjunto, incluindo alunos, docentes e funcionários, pedindo para colocarem o conhecimento, adquirido ao longo do percurso académico, ao serviço “do bem de todos e da sociedade” em virtude “da construção de um mundo melhor, mais justo e mais fraterno”, apelando ao “respeito pelas crenças e diferenças de cada um”.
A cerimónia contou também com as intervenções do pró-reitor do Centro Regional de Viseu, Aires do Couto; da diretora da Faculdade de Medicina Dentária, Marlene Barros; do diretor do Instituto de Gestão e das Organizações da Saúde (IGOS), Paulo Pereira; da provedora do estudante, Filomena Capucho; da vereadora do Município de Viseu, Leonor Barata; e do representante da Associação Académica, Rodrigo Soares.
O Centro Regional de Viseu é constituído por duas unidades académicas – a Faculdade de Medicina Dentária e o Instituto de Gestão e das Organizações da Saúde (IGOS) – e tem atualmente cerca de 500 alunos de 19 nacionalidades, provenientes dos cinco continentes.
LJ