D. Ilídio Leandro manifesta apoio a petição europeia «Um de Nós», contra destruição de embriões humanos
Viseu, 18 set 2013 (Ecclesia) – O bispo de Viseu manifestou o seu apoio à petição europeia ‘Um de Nós’, pelo fim do financiamento de ações que destruam embriões humanos, para “dar voz a quem queira gritar pelo valor, respeito e defesa da vida”.
Com esta subscrição, Portugal “mostrará inequivocamente que está interessado em valorizar a Cultura da Vida”, refere D. Ilídio Leandro na circular que está a entregar pessoalmente a cada arcipreste, para que ele seja o dinamizador da iniciativa na sua área de influência.
O prelado pede a mobilização de sacerdotes e fiéis para a participação na campanha, recordando que está previsto que o 6 de outubro seja o Dia Nacional de Recolha de Assinaturas para a Petição.
A iniciativa, que decorre a nível europeu, já recolheu mais de 900 mil assinaturas e pretende que seja discutida e aprovada no Parlamento Europeu legislação que tutele e proteja a vida humana, desde a sua conceção, assinala um comunicado enviado à Agência ECCLESIA.
Para que seja reconhecida pela Comissão Europeia, esta Petição terá que recolher pelo menos um milhão de assinaturas, no conjunto dos 27 membros da União Europeia.
A Conferência Episcopal Portuguesa (CEP) associou-se a esta petição, “exortando o povo cristão e todas as pessoas de boa vontade a dar o seu nome a campanha tão positiva e fácil de concretizar”, que tem o “explícito” apoio do Papa Francisco e da Santa Sé.
A petição tem entre os seus promotores a Federação Portuguesa pela Vida, que assumiu como objetivo recolher um mínimo de 16 500 assinaturas no país.
Durante todo o dia 6 de outubro, haverá na Federação Portuguesa pela Vida um “piquete de ajuda” que esclarecerá todas as dúvidas sobre o preenchimento dos impressos a quem precisar, através dos telefones 216 072 072 e 910 871 873, ou pelo endereço eletrónico f.p.p.vida@gmail.com.
OC