Viseu: Biblista e sociólogo orientam Jornadas Formativas do Clero

«Desafios da cultura» e «Quadros sociais da experiência crente» são questões em reflexão pelo padre Tolentino Mendonça e Alfredo Teixeira

Viseu, 15 jan 2013 (Ecclesia) – O padre Tolentino Mendonça, biblista e responsável nacional pela Pastoral da Cultura, e Alfredo Teixeira, sociólogo e coordenador do inquérito sobre identidades religiosas em Portugal, orientam as Jornadas Formativas do Clero da Diocese de Viseu, que terminam hoje.

A iniciativa, que começou segunda-feira, decorre no auditório do Seminário de Viseu, revela o Gabinete de Informação diocesano, acrescentando que o programa prevê quatro conferências proferidas pelos docentes da Faculdade de Teologia da Universidade Católica Portuguesa.

Segundo a síntese disponibilizada pela mesma fonte, Alfredo Teixeira afirmou na conferência inaugural que “o maior desafio que se coloca aos agentes pastorais é o crescimento do número de não crentes e de crentes sem adesão a uma religião, que contam uma percentagem significativa de jovens e uma escolaridade acima da média”.

A proposta da Igreja Católica “exige uma relação de proximidade”, pelo que no entender do investigador a família “é um espaço a valorizar, como lugar da cultura e transmissão da fé”.

Para o padre Tolentino Mendonça, a “diluição da identidade cristã no modelo social, que o cristianismo ‘abençoava’, na lógica da cristandade, no passado, foi negativa para a Igreja”, exigindo-se agora “a consciência de que ‘pertencer a Cristo, ser cristão, deve levar o crente a reivindicar e demonstrar outra forma de viver, diferente dos que não são crentes’”.

Alfredo Teixeira sustentou, na sua segunda conferência, “que a sociedade valoriza o papel da Igreja”, nomeadamente quanto à sua “ação social”, ainda que não manifeste “grande adesão às práticas religiosas que ela propõe”.

“‘O cristianismo, mais que doutrina, é um estilo de vida’, é uma proposta de rotura com todas as normas estabelecidas que, em vez de ajudarem o indivíduo a crescer e a ser, o esmagam e oprimem”, acentuou o padre Tolentino Mendonça na última conferência do primeiro dia das jornadas.

O programa desta terça-feira inclui palestras sobre “comunidades cristãs e culturas urbanas”, “comunicação credível da Palavra”, “estilos de vida comunitária” e “novos lugares teológicos e pastorais: os desafios da cultura”, refere o Gabinete de Informação da Diocese de Viseu.

GIDV/RJM

Partilhar:
Scroll to Top