Viseu, 30 jun 2021 (Ecclesia) – Um grupo de amigos de D. Ilídio Leandro promoveu uma homenagem ao bispo falecido a 21 de fevereiro de 2020 e colocou uma escultura no cemitério de Pindelo dos Milagres para o homenagear.
A obra, executada em mármore e com 1,95 de altura, intitula-se «Um Anjo» e foi concebida pelo escultor Paulo Neves.
A cerimónia de homenagem teve lugar a 25 deste mês e os amigos sentiram-se “convidados a participar, mais de oito dezenas confiaram e disseram sim a esta amizade”, realça uma nota enviada à Agência ECCLESIA.
“Mesmo não estando presente fisicamente, ele contínua presente nas memórias, no coração de cada amigo, mas também em tudo o que com ele aprendemos e que se faz luz na nossa caminhada”, lê-se
A obra está destacada em relação à campa, junto ao muro do cemitério, com uma disposição que é expressiva da ação do D. Ilídio Leandro, “sempre centrada nos outros e não em si”, assim, também “a escultura não é privativa da sua campa e dos seus pais, mas sim pertença de todos, partilhada com os sepultados e com os vivos que visitam o cemitério”.
O projeto foi assumido por um grupo de amigos, tendo “sido angariado um valor que permitiu a sua concretização e que ainda possibilita a entrega de um contributo a uma instituição social em nome do D. Ilídio Leandro”.
LFS