Iniciativa deixou boas indicações para o Sínodo diocesano, disse D. Ilídio Leandro
Viseu, 21 Fev (Ecclesia) – Mais de 500 pessoas marcaram presença na jornada de formação para leigos que o secretariado do sínodo da diocese de Viseu organizou no último sábado, dia 19.
Uma presença que o bispo local, D. Ilídio Leandro, considerou “promissora”, tendo em vista a realização do sínodo, que teve a primeira assembleia pré-sinodal em Outubro de 2010.
O teólogo Juan Ambrósio, professor da Universidade Católica, orientou as quatro sessões desta jornada, que juntou leigos das cinco zonas pastorais da diocese.
Em comunicado hoje enviado à Agência ECCLESIA, o secretariado do sínodo faz um balanço dos trabalhos, no qual se afirma que “a Igreja deve olhar o mundo e envolver-se na sua história, fazendo-lhe sentir a proximidade de Deus”.
“A Igreja deve empurrar as suas próprias fronteiras, alargando-as, de modo a integrar outras pessoas que já foram ou poderão vir a ser tocadas no sentido de uma procura de Deus, da divindade, do sagrado”, pode ler-se.
Os sínodos diocesanos são assembleias consultivas cujas decisões só podem ser publicadas com a autorização do bispo da diocese.
OC