O Museu de Arte Sacra de Vila Viçosa tem patente ao público, até 23 de Maio, a a exposição “Da Ceia à Ressurreição” sob a responsabilidade da Paróquia de São Bartolomeu daquela localidade.
Esta exposição encontra-se inserida num projecto mais alargado de dinamização do Museu, cujo edifício, situado na Igreja do Convento de Santa Cruz, foi objecto de recuperação.
Tal como sugere o título da exposição, foi propósito da organização representar as várias “etapas” entre a Última Ceia e a Ressurreição de Cristo: Última Ceia, a Paixão de Cristo (Caminho para o Calvário), a Crucificação, o Túmulo Vazio, a Ressurreição.
As peças expostas são, na sua maioria, pertencentes ao acervo do Museu de Arte Sacra, abrangendo as categorias de Pintura sobre tela, sobre madeira, Escultura e Ourivesaria, datando quase todas do século XVIII.
Estão expostas também algumas peças de particulares, devidamente identificadas, destacando-se, deste conjunto, algumas imagens de Cristo em marfim, do século XVII, e um quadro com uma Última Ceia, minuciosamente bordada a ponto cruz.