«Os conselheiros tomaram consciência de que todo este processo sinodal é inevitável», refere comunicado
Vila Real, 29 fev 2024 (Ecclesia) – O Conselho de Presbíteros da Diocese de Vila Real reuniu-se esta quarta-feira, pela 100ªvez, na Casa do Clero, com foco no tema da sinodalidade.
“Foi um sentido comum de todos os participantes que, apesar da Igreja diocesana de Vila Real ter algumas dificuldades em conciliar o espírito sinodal como processo de conversão, há sinais muito vivos e positivos que apontam para uma Igreja que quer caminhar junta”, avança um comunicado enviado à Agência ECCLESIA.
A segunda sessão da XVI Assembleia Geral Ordinária do Sínodo dos Bispos está agendada para acontecer de 2 a 27 de outubro e, nesse sentido, a Conferência Episcopal Portuguesa pediu que as dioceses enviem contributos até ao fim de março para a continuação do processo sinodal.
Além do Conselho de Presbíteros e do Conselho Diocesano da Pastoral estarem empenhados na construção de uma Igreja que caminha em conjunto, “também existem estruturas arciprestais, interparoquiais e paroquiais que estão a aperfeiçoar este caminho sinodal”.
“Nestas estruturas têm participado cada vez mais leigos que querem caminhar na escuta, no diálogo, valorizando a participação e a comunhão de todos, neste processo de discernimento, onde se sentem voz ativa”, adianta o secretariado do Conselho Presbiteral.
O bispo diocesano, D. António Augusto Azevedo, manifestou reconhecimento e gratidão pelo trabalho realizado ao longo dos anos por este órgão consultivo.
Na reunião apresentaram-se ainda propostas para a celebração dos 100 anos da dedicação da Sé, no próximo dia 24 de novembro, Solenidade de Cristo Rei do Universo, que coincide com os 600 anos do início da construção do convento de São Domingos (8 de maio de 1624), onde se situa a atual Sé.
Além disso, preparou-se ainda a peregrinação diocesana a Fátima, que decorre no próximo dia 5 de outubro, como forma de agradecimento pelo centenário da criação da diocese.
Segundo conclui a mensagem, “os conselheiros tomaram consciência de que todo este processo sinodal é inevitável e que a reforma da Igreja também parte por esta renovação a nível regional da Igreja local”.
A primeira reunião do Conselho de Presbíteros da Diocese de Vila Real aconteceu a 29 de maio de 1967, sendo este um órgão que ao longo dos anos tem vindo a acompanhar, não só a realidade eclesial, mas também a realidade humana, sociológica e cultural desta região transmontana.
LJ/OC