Vila Real: Presidente da República visita Centro Social e Paroquial da Campeã

Infraestrutura concluída este ano pretende ajudar a minorar a «situação dramática» que os idosos enfrentam no interior do país

Vila Real, 31 jul 2013 (Ecclesia) – O presidente da República Portuguesa vai visitar hoje o Centro Social e Paroquial da Campeã, equipamento concluído este ano e que vai servir uma das regiões mais envelhecidas da Diocese de Vila Real.

Em declarações concedidas à Agência ECCLESIA, o padre Manuel Queirós, líder da direção desta infraestrutura, chama a atenção para a “situação dramática” que os idosos têm enfrentado.

“Por via sobretudo da imigração a partir de 1960, muitos ficaram completamente isolados. Hoje, para além das cerca de 150 pessoas que vão ser apoiadas pelo Centro, há muita gente que está em famílias de acolhimento e em outras situações”, realça o sacerdote.

O responsável católico espera por isso que a visita de Aníbal Cavaco Silva, marcada para as 17h00, possa servir para “alertar a sociedade portuguesa para o problema dos idosos no interior do país” e também para a quebra demográfica que tem marcado aquele território.

“Pelos últimos dados estatísticos”, acrescenta, “a Campeã é uma das zonas em que a pirâmide está completamente invertida, tem um grande número de idosos e poucos jovens, embora existam alguns sinais de esperança e alguma renovação neste momento”.

O Centro Social e Paroquial da Campeã começou a ser construído em 2009 e conta atualmente com duas valências abertas, o lar e centro de dia – em setembro deverá ser inaugurada a creche, que terá capacidade para mais de 30 crianças.

Orçada em cerca de dois milhões de euros, a infraestrutura está situada num terreno com mais de 2800 metros quadrados, junto à igreja paroquial, e para além da comunidade da Campeã, vai ainda servir as populações das freguesias de Quintã, S. Miguel da Pena e Vila Cova.

Acompanhado pelo bispo de Vila Real, D. Amândio Tomás, o presidente da República vai visitar as instalações, contactar com os utentes e ficar a par das atividades que já estão em marcha.

De acordo com uma nota do gabinete de comunicação ddo presidente Aníbal Cavaco Silva, está prevista a apreciação a “uma mostra de atividades de artesanato realizadas pelos utentes”.

“O presidente vai poder ver pequenos objetos que os idosos fazem, no decurso das suas atividades no Centro, peças decorativas, de tipo rural, em pedra, vidro, madeira, vime, de acordo com a habilidade e a apetência de cada um”, explica o padre Manuel Queirós.

JCP

Partilhar:
Scroll to Top
Agência ECCLESIA

GRÁTIS
BAIXAR