«Cabaz de Conversas»: Natal celebrado ao redor de uma fogueira por família em Vila Real (c/vídeo)

Padre João Costa vai celebrar a Missa do Galo no Monte Clamor

Lisboa, 24 dez 2020 (Ecclesia) – O padre João Costa, pároco em Vila Real, disse à Agência ECCLESIA que vai celebrar a Missa do Galo no exterior do santuário do Monte Clamor e convida as famílias a participar e a fazer, cada uma, a sua “pequena fogueira”.

“Estamos a pensar fazer uma celebração no exterior, numa noite de geada e fria. Vamos fazer círculos, no espaço muito amplo do santuário, e propor às pessoas que, durante a tarde, tragam lenha para fazer uma pequena fogueira, com os distanciamentos devidos”, indicou o sacerdote.

O padre João Costa é o convidado deste dia 24 de dezembro do “Cabaz de Conversas”, uma iniciativa da Agência ECCLESIA que apresentou, ao longo das últimas quatro semanas, o modo com se prepara e vive o Natal em cada uma das dioceses de Portugal, assim como as tradições específicas de cada região.

O pároco de Vale de Nogueiras, Andrães e Nogueira faz a celebração da Noite de Natal, nos últimos anos, no santuário do Monte Clamor e, este ano, pede às famílias que façam uma fogueira para “aquecer a noite” e simbolizar o nascimento de Jesus, que enfrenta “o frio da história da humanidade”.

Para além desta iniciativa, na Noite de Natal, o padre João Costa lembra também a oração proposta pelo bispo diocesano, D. António Augusto Azevedo, para rezar, em família, antes da consoada, e vai pedir que cada pessoa leve para as celebrações imagens pessoais do Menino Jesus.

“Estes gestos podem ajudar a manter as tradições tão bonitas que se realizam nestes dias de Natal”, afirmou.

O padre João Costa referiu-se também, na edição de hoje do “Cabaz de Conversas”, que o tempo de Advento inseriu-se na preparação do centenário da Diocese de Vila Real, que se vai assinalar em 2022 e tem por tema geral “Crescer com raízes”, e propôs iniciativas que ajudassem a descobrir a história pessoal, familiar e diocesana.

O projeto “Cabaz de Conversas” foi também o um convite à solidariedade para realizar um cabaz de bens alimentares para oferecer às Irmãs Dominicanas do Rosário, que trabalham no Bairro 6 de Maio, na Amadora.

PR

Natal: Com a pandemia surgiram «mais gestos» e «maior preocupação com as pessoas» – Irmã Deolinda Rodrigues (c/vídeo)

Partilhar:
Scroll to Top
Agência ECCLESIA

GRÁTIS
BAIXAR