Vila Real: Município de Vila Pouca de Aguiar inaugura um albergue para peregrinos

Vila Real, 15 out 2024 (Ecclesia) – A Câmara Municipal de Vila Pouca de Aguiar (Diocese de Vila Real) celebra hoje, 15 de outubro, o Dia Nacional do Peregrino com “diversas atividades, destacando-se a inauguração do albergue de Sabroso de Aguiar”.

Esta celebração constitui uma “oportunidade única para refletir sobre o impacto cultural e espiritual” do Caminho Português de Santiago Interior, realça uma nota enviada à Agência ECCLESIA.

A ligação entre a tradição da peregrinação e o desenvolvimento local é “um dos pilares que o município tem procurado fortalecer ao longo dos últimos anos, acolhendo e promovendo o turismo de natureza e de experiência”.

Com encontro marcado em Pedras Salgadas (edifício da antiga estação de comboios), as atividades vão ter início às 15h00, com uma caminhada ao longo do Caminho de Santiago, que liga Pedras Salgadas a Sabroso de Aguiar, proporcionando aos participantes “a oportunidade de vivenciar a experiência de peregrinação neste percurso histórico e cultural”.

Um dos momentos “altos” será uma tertúlia com a comunidade, onde será apresentado o projeto “Ultreia Sudoe”, um projeto que visa a preservação e promoção dos Caminhos de Santiago, assim como os parceiros da iniciativa, informa o município de Vila Pouca de Aguiar.

O Dia Nacional do Peregrino, a 13 de outubro, é uma data comemorativa da República Portuguesa, instituída pela Assembleia da República a 27 de junho de 2014 (DR I série n.º 134/2014), evocando a “forte tradição na realização de peregrinações cristãs direcionadas para os mais variados locais de culto, com destaque para aquelas que se decorrem no Santuário de Fátima, que envolve inúmeras pessoas”.

LFS

Novo Albergue para Peregrinos do Caminho Interior em Sabroso de Aguiar

O Albergue de Sabroso de Aguiar é o resultado da recuperação de vários pequenos edifícios do antigo apeadeiro da antiga Linha do Corgo. Estas estruturas foram revitalizadas pelo Município de Vila Pouca de Aguiar, transformando-se num espaço funcional para acolher peregrinos. Com capacidade para até quinze peregrinos, dispõe de áreas para o estacionamento e manutenção de bicicletas. Este novo espaço foi especialmente pensado para os peregrinos ciclistas, permitindo-lhes prolongar a etapa que normalmente termina em Parada de Aguiar até Sabroso, mais perto da fronteira com o concelho de Chaves.

Para facilitar o acesso ao novo albergue, foi criado um percurso alternativo devidamente sinalizado a partir do Parque de Lazer de Sabroso. Esta nova variante utiliza a Ecopista do Corgo no acesso ao albergue e retoma o traçado certificado no lugar do Reigaz, sem aumentar significativamente a extensão da etapa para os peregrinos. Assim, aqueles que optarem por pernoitar no Albergue de Sabroso terão uma alternativa segura e sempre orientada no sentido de Santiago de Compostela, o destino final da peregrinação.

 

Partilhar:
Scroll to Top
Agência ECCLESIA

GRÁTIS
BAIXAR