Vila Real: «É urgente recuperar a alegria de viver» e superar «cansaços e derrotismos» – D. António Augusto Azevedo

Abertura do Ano Jubilar 2025 marcada pela ordenação de dois diáconos

 

Vila Real, 30 dez 2024 (Ecclesia) – A Diocese de Vila Real celebrou este domingo a abertura do Ano Jubilar, convocado pelo Papa, numa celebração que contou com a ordenação de dois diáconos, Flávio Nunes e Gonçalo Capela.

Na celebração que teve início na Capela Nova, em Vila Real, e que seguiu em procissão para a Catedral diocesana, D. António Augusto Azevedo referiu que “é urgente recuperar a alegria de viver acreditando no futuro, superando cansaços e derrotismos”.

“É urgente ajudar os mais jovens a confiar em si e no amanhã, criar condições para que as crianças possam voltar a sorrir e as famílias a terem condições para viverem felizes”, acrescentou o bispo de Vila Real, numa homilia enviada à Agência ECCLESIA.

O responsável católico considerou que o mundo atual está envolvido em “tantos dramas, confrontado com tantas encruzilhadas” e “precisa de redescobrir a esperança, encarar o futuro com novo ânimo”.

Nas instâncias da Igreja e da sociedade é requerida “uma caridade mais criativa e operativa para levar esperança a muitas vidas”, disse ainda.

O bispo de Vila Real referiu que os novos diáconos são “sinais de esperança” para a igreja diocesana.

“Sinal de esperança porque confirmam que Deus continua a chamar alguns para uma vocação consagrada, sinal de esperança porque o Flávio e o Gonçalo responderam positivamente ao chamamento de Deus e se prepararam para terem as condições requeridas para o exercício deste ministério”, sublinhou D. António Augusto Azevedo.

Flávio Nunes é natural da paróquia de Pardelhas, concelho de Mondim de Basto e Arciprestado do Baixo Tâmega; Gonçalo Capela é natural da paróquia de Adoufe, concelho de Vila Real.

Na Missa da Noite do Natal, o Papa assinalou, com a abertura da Porta Santa da Basílica de São Pedro, o início do Jubileu ordinário da Igreja Católica – que acontece a cada 25 anos.

As dioceses católicas de Portugal assinalaram este domingo, em todas as catedrais, o início do Ano Santo 2025, centrado na temática da esperança.

LFS/OC

Partilhar:
Scroll to Top
Agência ECCLESIA

GRÁTIS
BAIXAR