Vila Real: D. José Saraiva Martins aponta como prioridade ação dos católicos junto dos «mais desfavorecidos»

Conferência realizada no contexto da inauguração do órgão sinfónico da Sé

Vila Real, 20 abr 2016 (Ecclesia) – O prefeito emérito da Congregação da Causa dos Santos (Santa Sé), D. José Saraiva Martins, apresentou esta terça-feira uma conferência em Vila Real na qual apontou as “linhas fundamentais” da ação cristã na cidade e na política.

Uma nota enviada hoje à Agência ECCLESIA, a organização do evento informa que o cardeal português explicou que a “procura do Reino de Deus” se concretiza no compromisso do “bem comum tendo em atenção os mais desfavorecidos”.

No Centro Católico de Cultura de Vila Real, o responsável da Cúria Romana assinalou que o compromisso político dos leigos assume uma “dimensão profética”, dado que os cristãos são chamados a ser “sinal inteligível e credível de justiça e reconciliação”.

‘Os cristãos na vida da cidade’ foi o tema da conferência, numa iniciativa da Vigararia Episcopal da Cultura da Diocese de Vila Real.

O cardeal José Saraiva Martins observou que o comportamento dos leigos na praxis política é informado pela “caridade cristã” cujo princípio concretiza-se de três formas “fundamentais”: “A autonomia, a verdade e o pluralismo”.

A conferência do prelado português realizou-se no âmbito da inauguração do novo órgão sinfónico da Sé de Vila Real, que tem 2180 tubos e quatro teclados de origem italiana.

D. José Saraiva Martins preside hoje à Missa solene de bênção do órgão sinfónico, às 18h00, e após a celebração, pelas 19h30 o maestro Giampaolo Di Rosa dá início ao concerto de inauguração com obras de Bach e Liszt.

CB

Partilhar:
Scroll to Top