Vila Real: Conferência evocou segundo bispo da diocese, que se prepara para celebrar 100 anos

Vila Real, 15 fev 2021 (Ecclesia) – A Igreja Católica em Vila Real promoveu uma conferência sobre o seu segundo bispo, D. António Valente da Fonseca, numa iniciativa integrada no ciclo ‘Aprofundar as Raízes’, pelo centenário de fundação desta diocese.

Segundo comunicado enviado hoje à Agência ECCLESIA, a conferência decorreu na sexta-feira, em formato digital, tendo como orador monsenhor João Parente, membro da Academia Portuguesa de História.

O conferencista teve oportunidade de conviver com D. António Valente da Fonseca, bispo de Vila Real entre 1933 e 1967.

“Deixou o seu testemunho e partilhou alguns momentos especiais e peripécias ocorridas que deixaram transparecer a personalidade e a obra deste grande bispo, afável no trato com todos, sensível aos problemas humanos e um verdadeiro pai para os padres”, indica a nota divulgada pela diocese.

D. António Valente da Fonseca foi recordado como responsável pela construção do seminário diocesano, dando continuidade ao projeto de D. João Evangelista, e pela “renovação espiritual do povo de Deus: na formação da fé, participação litúrgica e no compromisso cristão, de modo particular através da Ação Católica”.

A memória deste bispo ficou registada na toponímia da cidade: a Rua D. António Valente da Fonseca localiza-se junto ao Seminário de Vila Real.

A Diocese vai assinalar o seu centenário de criação a 20 de abril de 2022.

OC

Partilhar:
Scroll to Top