Passagem do símbolo pela cidade foi considerada uma experiência fascinante de encontro com Cristo
A Cruz das Jornadas Mundiais da Juventude foi acolhida pelos jovens da diocese de Vila Real em ambiente de oração e de festa.
O responsável pelo Secretariado Diocesano da Pastoral Juvenil de Vila Real (SDPJVR), Daniel Afonso, destaca “uma experiência fascinante de encontro com Cristo”, que envolveu não apenas os jovens mas todas as pessoas que quiseram partilhar a passagem do símbolo pela região.
“Vi jovens com as lágrimas nos olhos, a terem uma experiência muito forte, principalmente quando puderam colocar sobre a Cruz, todas as suas esperanças e sofrimentos”, descreve aquele responsável.
A Cruz chegou às duas da manhã do dia 9, mas os jovens já se encontravam em vigília de oração ao Santíssimo, na Catedral de Vila Real, desde as dez da noite do dia anterior. Os preparativos também incluíram o visionamento do filme “O poder da Cruz”, uma película preparada pelo Centro Internacional Juvenil São Lourenço, a instituição do Vaticano que acolhe a “Cruz dos Jovens”, ao longo do ano.
Entre as 3 e as 7 da manhã, a comunidade continuou em adoração ao Santíssimo e à Cruz. Para Daniel Afonso, “a força da Cruz dos Jovens ficou demonstrada na forma, ininterrupta, como alguns grupos animaram os momentos de oração”, durante tantas horas. “Para muitos deles, era a primeira vez que contactavam com o símbolo”, reforçou ainda.
Com o raiar do dia, os jovens levaram a Cruz para o exterior: “Fizemos uma saída para uma das principais artérias da cidade”, conta o responsável do SDPJVR.
A Cruz e o ícone de Maria que a acompanha foram colocados nas escadarias de uma capela e procedeu-se à celebração da “Via Lucis”.
“Num dia da semana, muitas pessoas ficaram paradas, sentaram-se connosco e acompanharam-nos, ao longo da oração que fizemos” recorda, com satisfação, Daniel Afonso, acrescentando que “foi assim que acordamos a cidade”.
Ás 10 horas, chegou o momento da celebração da Eucaristia, novamente na Catedral de Vila Real, presidida por D. Amândio Tomás. O bispo coadjutor da diocese deixou uma mensagem de apreço aos jovens, considerando-os “o futuro da Igreja”.
A passagem da Cruz dos Jovens por Vila Real é entendida pelos responsáveis da pastoral juvenil como um momento de grande responsabilidade. Uma visita que serve de apelo à participação de todos nas Jornadas Mundiais da Juventude, que se realizam de 16 a 21 de Agosto, no próximo ano, em Madrid.
“O secretariado já está a trabalhar na diocese para juntar o maior número de pessoas. Os jovens estão entusiasmados, mas a preparação será o mais importante”, defende Daniel Afonso, acrescentando que “tem de haver um caminho e um amadurecimento dos jovens, seja através de vigílias, sessões de informação e encontros”.
A nível nacional, o responsável considera fundamental que o Departamento Nacional da Pastoral Juvenil tenha em atenção questões relacionadas, por exemplo, com os preços elevados que os jovens terão de pagar, para poderem participar nas Jornadas Mundiais da Juventude (JMJ).
A Cruz da JMJ peregrina por Portugal entre 8 e 20 de Agosto, procurando motivar a participação no próximo encontro mundial dos jovens, que se realiza em Madrid, entre 16 e 21 de Agosto de 2011, dado que a Cruz e o ícone mariano que a acompanha, o mais importante de Roma, são os objectos materiais polarizadores da iniciativa.