Vila Real: Comissão Diocesana Justiça e Paz promoveu debate sobre a riqueza e os idosos

Tema mostrou uma sociedade «de idosos a cuidar de idosos»

Vila Real, 13 dez 2018 (Ecclesia) – A Comissão Diocesana Justiça e Paz de Vila Real promoveu um debate sobre o tema da “riqueza e os desafios do idoso”, no Auditório do Conservatório de Música de Vila Real.

De acordo com um comunicado enviado hoje à Agência ECCLESIA, o debate contou com a participação Lia Fernandes, da Universidade do Porto, e de Manuel de Lemos, presidente da União das Misericórdias, e foi moderado por Caseiro Marques.

Maria da Conceição Azevedo, presidente da Comissão Diocesana Justiça e Paz de Vila Real, apresentou a equipa organizadora e “a emergência da temática”, sublinhada também por Pedro Vaz Patto, presidente da Comissão Nacional Justiça e Paz.

Marcaram também presença neste debate “personalidades representativas de vários atores sociais da região, nomeadente a APAV (Associação Portuguesa de Apoio à Vítima), Núcleo Distrital de Vila Real da Rede Europeia Anti Pobreza Portugal, a Caritas Diocesana e o Agrupamento de Centros de Saúde (ACES) do Douro I-Marão Douro Norte”, acrescenta o comunicado.

Na sua comunicação, Lia Fernandes “focou depois os desafios urgentes em matéria de saúde mental colocados a uma população que cada vez mais se configura de idosos a cuidar de idosos”; por seu lado, Manuel de Lemos “abordou as oportunidades atuais de um Envelhecimento Ativo e com Qualidade de Vida”.

O debate promovido pela Comissão Justiça e Paz de Vila Real decorreu no último dia 6 de dezembro e contou com a presença do bispo diocesano, D. Amândio Tomás, tendo encerrado com a participação pianista vila-realense Manuel Bastos.

PR

Partilhar:
Scroll to Top