
Vila Real, 12 jan 2026 (Ecclesia) – A Diocese de Vila Real reuniu o seu clero, em jornada pastoral, para refletir sobre o tema ‘Confrarias e Irmandades: identidade e missão’, no dia 8 de janeiro, entre as 10h00 e as 12h30, na Casa do Clero.
“Neste encontro, foi feita uma reflexão sobre a realidade das confrarias e irmandades na nossa Diocese e as suas implicações canónicas e pastorais, tendo em vista a renovação que é sempre desejável e necessária, nos tempos que vivemos”, explica a Diocese de Vila Real, numa nota enviada, este domingo, dia 11 de janeiro, à Agência ECCLESIA.
‘Confrarias e Irmandades: identidade e missão’, foi o tema em análise na Jornada Pastoral do Clero da Diocese de Vila Real, que foi orientado pelo padre Vítor Emanuel Dionísio Ramos, da Diocese do Porto, autor do estudo ‘As confrarias e irmandades no direito particular português’.
Segundo o programa deste encontro do clero de Vila Real, na primeira parte o tema foi “exposto de modo exaustivo”, e, na segunda parte, tiveram “um vivo e frutuoso diálogo entre os participantes e o conferencista”.
A Diocese de Vila Real destaca ainda que o bispo diocesano, D. António Augusto Azevedo, manifestou satisfação pela realização da Jornada do Clero, pela presença das várias partes da diocese e “agradeceu a preciosa colaboração” ao padre Vítor Ramos.
CB/OC
