Vila Real: Catedral vai ter novo órgão de tubos

Porto, 07 dez 2015 (Ecclesia) – A Direção Regional da Cultura Norte informa que a instalação do novo órgão de tubos da Sé de Vila Real começa esta quarta-feira, dia 9 de dezembro, e a sua conclusão está agendada para a “véspera de Natal”.

Num comunicado enviado hoje à Agência ECCLESIA, o organismo destaca que a instalação de um órgão de tubos na Sé de Vila Real “inscreve-se na afirmação” da catedral como centro da diocese e polo de “excelência na vida cultural da cidade”.

Segundo a Direção Regional da Cultura Norte para além de suporte à liturgia própria do culto católico, o novo órgão vai ser “difusor do rico e renovado reportório concertístico”, integrando a cidade e a região nos circuitos europeus que têm este instrumento como solista ou acompanhante da atividade musical.

A instalação começa esta quarta-feira e está programada a sua conclusão na “véspera de Natal”, depois vão realizar trabalhos de “ensaio e afinação” para “garantir” o seu pleno funcionamento, até à primavera de 2016.

A catedral de Vila Real vai deixar de ser a única do Norte de Portugal que não tem órgão de tubos.

A Direção Regional da Cultura Norte explica que o órgão da Sé de Vila Real insere-se numa “moderna tipologia internacional” com expressão presente na identidade portuguesa – Santuário de Fátima; Igreja de Santo António dos Portugueses de Roma – concorrente para uma “diversificação do panorama nacional”, em particular com os órgãos históricos de tradição ibérica presentes no território.

Esta instalação está integrada na candidatura ‘Rota das Catedrais do Norte de Portugal’ e teve o apoio técnico à sua implementação pela Direção Regional de Cultura do Norte e “contempla um investimento aproximado de 494 mil Euros”.

A Direção Regional da Cultura Norte informa ainda que a iniciativa resulta de uma ação promovida pela Fábrica da Igreja Paroquial da Sé, São Dinis, com o patrocínio pessoal de monsenhor Agostinho Borges, o reitor do Instituto Português de Sant'António em Roma, e o apoio da Câmara Municipal local.

CB

Partilhar:
Scroll to Top
Agência ECCLESIA

GRÁTIS
BAIXAR