Vila Real: Bispo convidou a «repartir com justiça e evitar excessos de consumo e desperdício»

D. António Augusto Azevedo celebrou dia do Corpo de Deus com bênção à cidade e à diocese

Foto: Diocese de Vila Real

Vila Real, 15 jun 2020 (Ecclesia) – O bispo de Vila Real manifestou preocupação pelos irmãos incentivando à solidariedade e à fraternidade, na Solenidade do Corpo de Deus que celebrou “a centralidade da Eucaristia na vida da Igreja diocesana”,  com “bênção à cidade e à diocese”.

Na nota enviada hoje à Agência ECCLESIA, a Diocese de Vila Real informa que D. António Augusto Azevedo manifestou preocupação pelos irmãos que não têm que comer e passam fome.

Neste contexto, o bispo diocesano incentivou os fiéis a “encontrar respostas para estas necessidades e a saber repartir com justiça e evitar excessos de consumo e desperdício”, na Eucaristia celebrada na catedral.

D. António Augusto Azevedo presidiu à oração de vésperas da Solenidade do Santíssimo Corpo e Sangue de Cristo, com bênção do Santíssimo Sacramento à cidade e à diocese, no adro da igreja do Calvário.

A Diocese de Vila Real assinala que “foi nesta modalidade simples, vivendo mais espiritualmente” o Dia do Corpo de Deus que celebraram este dia santo, por causa da pandemia Covid-19, “na esperança” de em 2021 esta festa “ser celebrada com toda a solenidade”, conforme as “ricas tradições cristãs” das suas vilas e cidades”.

A Solenidade Litúrgica do Corpo e Sangue de Cristo, conhecida popularmente como “Corpo de Deus”, começou a ser celebrada há mais de sete séculos e meio, em 1246, na cidade de Liège, na atual Bélgica, tendo sido alargada à Igreja latina pelo Papa Urbano IV através da bula “Transiturus”, em 1264, dotando-a de Missa e ofício próprios.

CB

Partilhar:
Scroll to Top
Agência ECCLESIA

GRÁTIS
BAIXAR