Peregrinos atravessaram porta santa, depois de Eucaristia no Jardim Público da cidade

Vila Real, 10 nov 2025 (Ecclesia) – O arciprestado do Alto Tâmega, na Diocese de Vila Real, realizou este domingo a peregrinação jubilar à igreja matriz de Chaves, a propósito no Jubileu 2025, atravessando a porta santa.
“Os sacerdotes e os fiéis uniram-se para celebrar uma única Eucaristia neste dia”, pode ler-se numa nota enviada à Agência ECCLESIA, assinada pelo padre António José Pereira, da Diocese de Vila Real, acrescentando que a celebração teve início no Jardim Público, na cidade de Chaves, com a “aspersão do povo com água benta”.
Seguiu-se uma procissão com as bandeiras das diversas paróquias que compõem o arciprestado, acompanhada por orações e cânticos.
Após a Eucaristia, as centenas de pessoas que participaram na celebração atravessaram a porta da segunda igreja jubilar da diocese, a igreja matriz de Chaves.
“Foi um momento marcante na vida pastoral das nossas comunidades, que souberam testemunhar as razões da sua esperança e o que significa ser uma Igreja viva, dando testemunho ‘sempre, em toda a parte e a todos, da nossa esperança’”, assinala o padre António José Pereira.
O Ano Santo, 27.º jubileu ordinário da história da Igreja, foi proclamado pelo Papa Francisco na bula intitulada ‘Spes non confundit’ (A esperança não engana) e teve início no dia 24 de dezembro de 2024, com a abertura da Porta Santa na Basílica de São Pedro, e termina no dia 6 de janeiro de 2026.
LJ/OC



