Estudantes recolheram três toneladas de alimentos em Vila Pouca de Aguiar
Vila Real, 03 fev 2015 (Ecclesia) – Um projeto solidário promovido por alunos e professores de Educação Moral e Religiosa Católica em Vila Pouca de Aguiar, em Vila Real, permitiu reunir três toneladas de alimentos para famílias carenciadas da região.
Em declarações concedidas hoje à Agência ECCLESIA, o professor João Paulo Lopes, um dos coordenadores desta ação, explica que tudo partiu de uma campanha natalícia intitulada “Ajude-nos a Ajudar”, promovida por estudantes do 10.º ao 12.º do Agrupamento de Escolas de Vila Pouca de Aguiar.
A ideia foi “sensibilizar os miúdos para o valor da partilha” e para a importância da solidariedade também no espaço escolar, uma vez que os sacos de alimentos foram distribuídos a famílias de alunos mais desfavorecidos.
Um “trabalho em parceria”, que envolveu os diretores de turma, a Comissão de Proteção de Crianças e Jovens, o Gabinete de Apoio ao Aluno, o Centro Social de Nossa Senhora do Extremo e as superfícies comerciais locais onde foi feita a recolha dos bens.
O professor João Paulo Lopes destaca o espirito fraterno que marcou o projeto, a adesão das pessoas que “enchiam os carros com ofertas” e “o brilho nos olhos” dos mais novos, contentes por poderem ajudar.
Realça ainda a oportunidade que esta atividade proporcionou para dar asas, fora da sala de aula, aos valores que são transmitidos na disciplina de EMRC, que tem "bastante adesão na região”.
“Posso dizer que só no que diz respeito ao 12.º ano, no nosso agrupamento, estão inscritos 86 por cento dos alunos existentes”, salienta o docente.
Outra iniciativa recente que permitiu testemunhar o espirito cristão no meio da comunidade foi uma “Ópera solidária” que foi a cena no cineteatro de Vila Pouca de Aguiar e que teve como atores e figurantes “alunos, pais e professores”.
Num espetáculo que abrangeu toda a história da salvação, desde Abraão até Jesus Cristo, “a ideia central foi dizer que Deus tem um projeto de felicidade para todos”.
“Foi uma forma dos alunos demostrarem aos pais e aos amigos aquilo em que acreditam e vivem no espaço de aula e na vida deles. E isso não é fácil”, frisou o professor.
Durante o ano, o departamento de EMRC em Vila Pouca de Aguiar promove algumas atividades com os seus alunos junto dos lares e centros de dia, no sentido deles “darem conta da realidade” e levarem também “a alegria” aos mais idosos.
Sobretudo à quarta-feira à tarde, quando não têm aulas, os alunos disponibilizam-se para ir às Pedras Salgadas, outras vezes a Vila Pouca, ao centro de Nossa Senhora do Extremo, para apresentar "uma peça de teatro, algumas músicas", e estarem com os mais velhos, ouvirem as suas histórias.
JCP