Vila Nova de Famalicão, 09 jul 2017 (Ecclesia) – O município de Vila Nova de Famalicão comemora hoje os 32 anos de elevação a cidade numa cerimónia onde vai distinguir com medalhas de mérito 26 personalidades e instituições com representantes da Igreja Católica.
A Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão vai assinalar com uma sessão solene comemorativa o 32.º aniversário do Dia da Cidade onde vai atribuir a medalha de mérito municipal cultural ao padre António Oliveira.
Entre as 26 personalidades e instituições que vão receber ser distinguidas encontra-se o movimento ‘Eu Sou Matriz’, que apoia as obras da Antiga Igreja Matriz de Famalicão; A iniciativa cívica foi criada em 2014 vai ser galardoado com a medalha de mérito municipal de benemerência.
Por sua vez, os padres Carlos Alberto Candeias, Manuel Santos e o cónego Manuel Oliveira vão receber também a medalha de mérito municipal de benemerência.
Já na área do desporto, o capitão da seleção portuguesa de padre de futsal, o padre Marco Gil, vai ser distinguido pelo mérito municipal desportivo.
Para o presidente da Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão, Paulo Cunha, das comemorações da elevação de Famalicão à categoria de cidade têm como objetivos fundamentais
“Valorizar o caminho que a nossa comunidade percorreu e contribuir para a valorização de uma cidadania cada vez mais participativa, responsável e solidária” são os objetivos das comemorações disse o presidente do município, divulga o jornal ‘Diário do Minho’.
Neste contexto Paulo Cunha sublinha que as comemorações da elevação de Famalicão à categoria de cidade são o enquadramento “privilegiado” para a atribuição dos galardões municipais “reconhecendo os contributos dos cidadãos e das instituições que se têm distinguido por serviços relevantes ao bem comum e ao progresso do concelho”.
CB