Vigília Pascal: «Rolemos com a nossa liberdade, a pedra que nos separa de Deus», pede arcebispo de Évora

D. Francisco Senra desafia os crentes a experimentar «luz libertadora da Páscoa»

Foto: Diocese de Évora

Évora, 19 abr 2025 (Ecclesia) – O arcebispo de Évora apresentou hoje a Vigília Pascal como a “mãe de todas as auroras”, uma ocasião em que todos são desafiados “a saborear o valor da Vida, sobretudo, quando esta Vida é Nova”.

Na celebração da Vigília Pascal os cristãos assinalam a vitória de Cristo sobre a morte e, para D. Francisco Senra Coelho, a ressurreição mostra que “Jesus Cristo é a luz que ilumina todos os homens”.

Desta forma, o arcebispo de Évora recorda que “todo o cristão é chamado a ser reflexo dessa luz para os outros”.

Num momento em que a Igreja assinala o Jubileu da Esperança, D. Francisco Senra Coelho exortou a que “o Aleluia, hoje, proclamado seja a certeza” da esperança acrescentado que “Ele vem connosco e nós vamos com Ele”.

Na sua homilia, enviada à Agência ECCLESIA, D. Francisco Senra Coelho lembrou ainda que a reflexão desta noite não é algo “estático ou retórico”, mas a “vida nova” que chega a cada um.

Por fim, o arcebispo eborense citou o Evangelho de S. João, quando Jesus manda rolar a pedra do túmulo de Lázaro, exortando: “Rolemos com a nossa liberdade, a pedra que nos separa de Deus e experimentemos a luz libertadora da Páscoa”.

Nos votos finais, na catedral de Évora, D. Francisco Senra apelou a uma “passagem do vazio escuro à vida Iluminada pela Páscoa”.

A Igreja Católica celebra nas últimas horas deste sábado e nas primeiras de Domingo de Páscoa o principal e mais antigo momento do ano litúrgico, assinalando a ressurreição de Jesus, elemento central da fé cristã.

Cinco elementos compõem a liturgia da Vigília Pascal: a bênção do fogo novo e do círio pascal; a proclamação da Páscoa, que é um canto de júbilo anunciando a Ressurreição do Senhor; a série de leituras sobre a História da Salvação; a renovação das promessas do Batismo, por fim, a liturgia Eucarística.

HM

Partilhar:
Scroll to Top