Vigília Pascal: “Celebramos uma vida nova em Cristo que nos leva ao encontro dos irmãos” – D. João Lavrador

Bispo de Viana do Castelo recorda que “o anúncio pascal implica empenho e mobilização”

Foto: Diocese de Viana do Castelo

Viana do Castelo, 19 abr 2025 (Ecclesia) – O bispo de Viana do Castelo, D. João  Lavrador, lembrou que a noite pascal é onde “adquire significado mais profundo” o que é “uma vida nova em Cristo” que leva cada um “ao encontro dos irmãos”.

Na Páscoa reconhecemos “o que o Senhor nos foi dizendo ao longo deste trajeto de vida”, considera o Bispo de Viana do Castelo.

Mas este reconhecimento é também “revelação pessoal”, um anúncio “único e singular que implica empenho e mobilização para irmos ao encontro de Cristo”, afirmou D. João Lavrador.

O bispo de Viana do Castelo recomenda que cada um “personalize a sua fé” e vá junto dos “sinais que comunicam vida nova”.

Estes sinais são, para D. João Lavrador, a comunidade cristã e a memória que ela faz da ceia pascal ao celebrar a Eucaristia.

O bispo de Viana do Castelo lembrou ainda que a vivência do batismo é o “ímpeto” que cada um deve sentir para comunicar a vida nova.

Esta missão concretiza-se “nas palavras, no testemunho, critérios e opções novas que Cristo lhe infundiu”, referiu.

A Igreja Católica celebra nas últimas horas deste sábado e nas primeiras de Domingo de Páscoa o principal e mais antigo momento do ano litúrgico, assinalando a ressurreição de Jesus, elemento central da fé cristã.

Cinco elementos compõem a liturgia da Vigília Pascal: a bênção do fogo novo e do círio pascal; a proclamação da Páscoa, que é um canto de júbilo anunciando a Ressurreição do Senhor; a série de leituras sobre a História da Salvação; a renovação das promessas do Batismo, por fim, a liturgia Eucarística.

HM

Partilhar:
Scroll to Top