D. Manuel Quintas crismou nove adultos
Faro, 09 abr 2023 (Ecclesia) – O bispo do Algarve presidiu na última noite à Vigília Pascal, na catedral diocesana, desafiando os participantes na celebração a fazer da sua vida um “reflexo” concreto da fé na ressurreição.
“A ressurreição de Cristo é garantia e certeza da nossa ressurreição. É esta certeza que hoje deve deitar raízes mais profundas ainda no nosso coração com reflexo na nossa própria vida”, afirmou D. Manuel Quintas, citado pelo jornal diocesano ‘Folha do Domingo’.
A celebração central do ano litúrgico da Igreja Católica teve início com a bênção do fogo, seguindo-se a entrada na catedral às escuras, que foi sendo iluminada pela chama do luzeiro, “símbolo da fé, mas também de Cristo ressuscitado”.
“É ele, verdadeiramente, que é luz que rasga as trevas das noites do mundo, das noites da nossa vida”, desenvolveu D. Manuel Quintas.
“A fé na ressurreição de Cristo é o elemento nuclear, essencial para nós, cristãos”, assinalou o responsável, considerando ser isso que “revoluciona” o modo como os cristãos se situam “face a Deus”, mas também “face aos outros”.
O bispo do Algarve administrou o sacramento do Crisma a nove adultos, um dos quais realizou também a Primeira Comunhão.
D. Manuel Quintas lembrou ainda os 54 adultos que receberam os sacramentos da iniciação cristã em toda a diocese: “Estamos unidos a eles e eu, de maneira particular, estou unido a cada pároco, a cada comunidade cristã”.
OC