Com a Bíblia na mão e a leitura orante da palavra de Deus, assim dezenas de grupos de cristãos das paróquias da vigararia de Monte Real (Leiria), começaram a preparação espiritual para receberem a visita do bispo da Diocese, que decorrerá entre Janeiro e Abril de 2011.
Na reunião com 120 animadores e os párocos, no dia 30 de Novembro, em Monte Redondo, em que se fez o ponto da situação da caminhada de cada paróquia, D. António Marto afirmou que este método de oração é fundamental hoje para a revitalização espiritual dos cristãos e abrir muitos corações ao dom de Cristo.
Na ocasião, as pessoas presentes viveram um momento de leitura orante (lectio divina) do texto evangélico da parábola do Senhor da vinha, incluindo a partilha da experiência pessoal e a oração em comum.
Na sua meditação, D. António Marto lembrou que cada cristão é chamado a dar testemunho da sua fé no mundo, em todos os espaços da vida. E exortou a aproveitar a visita pastoral para lançar o convite a outros para trabalharem também na “vinha do Senhor”, ilustrando com os ecos que tem encontrado noutras paróquias.
O itinerário espiritual proposto para a visita pastoral inclui cinco temas, cada um deles com base num texto bíblico: as inquietações do homem de hoje, Jesus Cristo luz para a vida, Jesus Cristo revelador do mistério de Deus, a Igreja dos Apóstolos e a Vocação e missão do cristão.
Para cada um deles há subsídios para que os animadores possam facilmente orientarem os grupos nesta experiência de oração.
O significado deste modo de abordagem da Bíblia para se encontrar com Cristo está bem expresso nestas palavras de São Bernardo: “Guarda, também tu, a palavra de Deus, porque ‘são bem-aventurados os que a guardam’; guarda-a de tal modo que ela entre no mais íntimo da tua alma e penetre em todos os teus sentimentos e costumes. Alimenta-te deste bem e tua alma deleitar-se-á na abundância. Não te esqueças de comer o teu pão, não suceda que desfaleça o teu coração, pelo contrário, sacia a tua alma com este manjar delicioso. Se assim guardares a palavra de Deus, certamente ela te guardará a ti. Virá a ti o Filho em companhia do Pai” (LH I, 157).
P. Jorge Guarda