Vietname: «Francisco quer ir, a comunidade católica deseja muito», disse o secretário para as Relações com os Estados do Vaticano

Papa teve hoje um «encontro positivo» com uma delegação de políticos vietnamitas

Foto Vatican Media

Cidade do Vaticano, 18 jan 2024 (Ecclesia) – O secretário para as Relações com os Estados do Vaticano disse hoje que “Francisco quer ir” ao Vietname, após um encontro entre o Papa e políticos vietnamitas, e de anunciar que vai visitar o país asiático, em abril.

“Há alguns passos a serem dados antes que isso seja apropriado. Acredito que o Papa tenha o desejo de ir, certamente, a comunidade católica deseja muito o Papa vá e acha que seria uma mensagem muito bonita para toda a região”, disse D. Paul Richard Gallagher, na Sala de Imprensa da Sana Sé, informa o portal ‘Vatican News’.

O Papa Francisco recebeu na manhã desta quinta-feira uma delegação de representantes do Partido Comunista do Vietname, na residência apostólica.

Foi um “encontro positivo”, assinalou o secretário para as Relações com os Estados do Vaticano sobre a audiência do Papa com a delegação vietnamita, que, depois, reuniu com o secretário de Estado, o cardeal Pietro Parolin, e com D. Paul Gallagher.

O arcebispo inglês manifestou também esperança que a comunidade católica possa beneficiar deste encontro, que é mais um passo em frente nas relações bilaterais entre a Santa Sé e o Vietname, que se soma a outros resultados importantes alcançados do ponto de vista diplomático.

“Faremos as coisas gradualmente”, acrescentou o secretário para as Relações com os Estados sobre a viagem do Papa, revelando que vai visitar o Vietname no mês de “abril”, e que D. Pietro Parolin também vai ao país asiático em 2024.

As relações entre o Vietname e a Santa Sé foram interrompidas em 1975, mas tiveram desenvolvimentos a partir de 1990; em 2011, o Papa Bento XVI nomeou um representante pontifício não residente, que, desde 2023, tem o estatuto de representante residente.

Em dezembro de 2023, o Papa Francisco nomeou o núncio apostólico de Singapura, D. Marek Zalewski, arcebispo polaco de 60 anos, como representante pontifício residente no Vietname; a 27 de julho, a Santa Sé e o Governo da República Socialista do Vietname assinaram um acordo sobre o estatuto do representante pontifício residente e do seu escritório, por ocasião da visita do presidente Vo Van Thuon ao Vaticano, com base na 10ª sessão do Grupo de Trabalho Conjunto Vietname-Santa Sé, realizada em 31 de março, em Roma.

O Papa falou sobre a possibilidade de uma viagem ao Vietname, no regresso da visita à Mongólia, em setembro de 2023; nesse mês, Francisco enviou uma carta à Igreja Católica no país asiático onde convidou os fiéis católicos a viverem como “bons cristãos e bons cidadãos”, dando testemunho do amor de Deus “sem distinção de religião, raça ou cultura”, animando a Igreja e difundindo o Evangelho na vida quotidiana.

O secretário para as Relações com os Estados do Vaticano, D. Paul Gallagher, salientou que o Vietname é um “país importante”: “Uma espécie de milagre económico em muitos aspetos”, na coletiva de imprensa sobre as iniciativas para o aniversário de 200 anos da morte do cardeal Ettore Consalvi, informa o ‘Vatican News’.

CB

Partilhar:
Scroll to Top