Papa teve hoje um «encontro positivo» com uma delegação de políticos vietnamitas
Cidade do Vaticano, 18 jan 2024 (Ecclesia) – O secretário para as Relações com os Estados do Vaticano disse hoje que “Francisco quer ir” ao Vietname, após um encontro entre o Papa e políticos vietnamitas, e de anunciar que vai visitar o país asiático, em abril.
“Há alguns passos a serem dados antes que isso seja apropriado. Acredito que o Papa tenha o desejo de ir, certamente, a comunidade católica deseja muito o Papa vá e acha que seria uma mensagem muito bonita para toda a região”, disse D. Paul Richard Gallagher, na Sala de Imprensa da Sana Sé, informa o portal ‘Vatican News’.
O Papa Francisco recebeu na manhã desta quinta-feira uma delegação de representantes do Partido Comunista do Vietname, na residência apostólica.
Foi um “encontro positivo”, assinalou o secretário para as Relações com os Estados do Vaticano sobre a audiência do Papa com a delegação vietnamita, que, depois, reuniu com o secretário de Estado, o cardeal Pietro Parolin, e com D. Paul Gallagher.
O arcebispo inglês manifestou também esperança que a comunidade católica possa beneficiar deste encontro, que é mais um passo em frente nas relações bilaterais entre a Santa Sé e o Vietname, que se soma a outros resultados importantes alcançados do ponto de vista diplomático.
“Faremos as coisas gradualmente”, acrescentou o secretário para as Relações com os Estados sobre a viagem do Papa, revelando que vai visitar o Vietname no mês de “abril”, e que D. Pietro Parolin também vai ao país asiático em 2024.
As relações entre o Vietname e a Santa Sé foram interrompidas em 1975, mas tiveram desenvolvimentos a partir de 1990; em 2011, o Papa Bento XVI nomeou um representante pontifício não residente, que, desde 2023, tem o estatuto de representante residente.
Em dezembro de 2023, o Papa Francisco nomeou o núncio apostólico de Singapura, D. Marek Zalewski, arcebispo polaco de 60 anos, como representante pontifício residente no Vietname; a 27 de julho, a Santa Sé e o Governo da República Socialista do Vietname assinaram um acordo sobre o estatuto do representante pontifício residente e do seu escritório, por ocasião da visita do presidente Vo Van Thuon ao Vaticano, com base na 10ª sessão do Grupo de Trabalho Conjunto Vietname-Santa Sé, realizada em 31 de março, em Roma.
O Papa falou sobre a possibilidade de uma viagem ao Vietname, no regresso da visita à Mongólia, em setembro de 2023; nesse mês, Francisco enviou uma carta à Igreja Católica no país asiático onde convidou os fiéis católicos a viverem como “bons cristãos e bons cidadãos”, dando testemunho do amor de Deus “sem distinção de religião, raça ou cultura”, animando a Igreja e difundindo o Evangelho na vida quotidiana.
O secretário para as Relações com os Estados do Vaticano, D. Paul Gallagher, salientou que o Vietname é um “país importante”: “Uma espécie de milagre económico em muitos aspetos”, na coletiva de imprensa sobre as iniciativas para o aniversário de 200 anos da morte do cardeal Ettore Consalvi, informa o ‘Vatican News’.
CB