Vida Consagrada: Reunião magna dos Franciscanos Capuchinhos vai eleger novo superior-geral

De Portugal participam frei Fernando Alberto Cabecinhas e frei Luís Leitão como irmãos capitulares

Roma, 27 ago 2018 (Ecclesia) – A Ordem dos Frades Menores Capuchinhos está reunida em Capítulo Geral, com a 236 participantes de vários países do mundo, onde se contam dois portugueses que vão ajudar a escolher o novo superior-geral, em Roma.

“O Ministro Geral eleito representa para nós a própria pessoa de nosso Seráfico Pai São Francisco de Assis, no exercício de animação de toda a Ordem. Do Capítulo geral e dos Irmãos eleitos esperam-se sempre linhas programáticas e indicações oportunas para a vivência do carisma franciscano-capuchinho em cada tempo”, disse frei Fernando Alberto Cabecinhas.

Em declarações à Agência ECCLESIA, à margem da reunião que começou hoje e termina a 16 de setembro, o superior provincial dos Capuchinhos em Portugal explica que vão falar da “opção prioritária pela dinamização bíblica do Povo de Deus” e “da coragem de iniciar novas aventuras de missão”, como a iniciada em Timor-Leste, em 2003.

Ao todo são 236 participantes, dos quais 188 capitulares, e com o frei Fernando Alberto Cabecinhas também participa no capítulo geral o frei Luís Leitão, que representa os “irmãos não sacerdotes dos Capuchinhos de Espanha e Portugal”, e ainda se conta a presença de frei Fernando Ventura na equipa de tradutores.

“Para além de serem chamados a eleger o Ministro geral e seus conselheiros, para os próximos seis anos, darão também o seu contributo na reflexão e decisão relativa a questões relacionadas com a presença e missão dos Frades Menores Capuchinhos em todo o mundo”, acrescentou o ministro provincial sobre a presença dos dois capitulares portugueses.

‘Aprendei de mim… e encontrareis’ é o tema do 85.º Capítulo Geral dos Frades Menores Capuchinhos, que decorre no Colégio Internacional São Lourenço de Bríndisi, em Roma, e que “convidam a aprender de Jesus”.

“Vem particularmente ao encontro da preocupação de toda a Ordem sobre a formação dos seus membros, a qual se propôs elaborar para este Capítulo uma Ratio Formationis, como pede a Igreja a todos os Institutos religiosos”, refere frei Fernando Alberto Cabecinhas.

Neste contexto, realça que a formação deve levar o formando “ao coração do Evangelho, a aprender com o Mestre que chama”, e a aprender sobretudo o que significa “lavar os pés uns dos outros”, como sugere o logótipo da reunião geral.

“Isto empenha-nos particularmente no momento presente”, salienta o frade Capuchinho, observando que a poucos dias de começar o Sínodo dos Bispos dedicado aos jovens e sendo “uma parte significativa desta formação inicial”, ou seja, “à forma de vida e ao carisma do Instituto”, são desafiados “a estar mais próximos dos jovens, dos seus problemas”, a serem “os guias que precisam para escutarem o chamamento de Jesus”.

“No meio de tantas propostas, e tão sedutoras, que tantas vezes levam os jovens por caminhos de uma aparente realização e felicidade, sentimos o desafio de apresentar esse Jesus, manso e humilde de coração, no Qual os jovens podem encontrar descanso e resposta para a sua ‘procura’ e colocar, como Ele, a sua vida ao serviço dos outros”, desenvolveu o superior provincial dos Capuchinhos em Portugal.

Foto: D.R

Ainda sobre o tema, o ministro-geral dos Capuchinhos explicou que “é a Ratio Formationis” e realçou que “é importante que os frades se concentrem nesse tema e que respeitem o carisma e a cultura uns dos outros”.

“Espero que o capítulo seja um longo debate aberto, sereno e apaixonado sobre um tema que hoje é muito importante para nós e que marcará o futuro da Ordem”, acrescentou frei Mauro Johrie em declarações ao sítio online ‘Vatican News’.

Durante a reunião magna os religiosos vão publicar notícias em sete línguas, português incluído, um vídeo diário e fotografias no seu sítio na internet, bem como em diferentes redes sociais.

O capítulo geral da Ordem dos Frades Menores Capuchinhos realiza-se de seis em seis anos e os frades capitulares vão escolher um novo superior geral, até 16 de setembro, em Roma.

CB

Partilhar:
Scroll to Top