Vida Consagrada: Portugal tem mais de três dezenas de ordens franciscanas

Dicionário «Família Franciscana em Portugal» está disponível nas livrarias

Lisboa, 19 out 2015 (Ecclesia) – O padre Vitor Melícias afirmou que o dicionário ‘Família Franciscana em Portugal’ mostra que o franciscanismo é um “movimento plural” e um carisma que se concretiza na “diversidade de instituições”, sublinhando a importância da “ecologia da fraternidade”.

“Este livro, além de estar muito atualizado e de ser de grande credibilidade, ajuda-nos a reforçar a consciência de que somos um movimento plural, na diversidade de instituições e ramos”, disse o ministro provincial da Ordem dos Frades Menores Franciscanos à Agência ECCLESIA.

O dicionário ‘Família Franciscana em Portugal’, com direção de José Eduardo Franco e edição da Lucerna, tem 31 entradas, correspondentes às “ordens e outras formas de Vida Consagrada” inspiradas em São Francisco de Assis que existem em Portugal.

“Esta obra vem num momento oportuno porque estamos a preparar a celebração da chegada dos primeiros franciscanos a Portugal, em 1216 ou 1217, primeiro em Guimarães e Alenquer, depois em Coimbra e Lisboa”, lembrou o padre Vitor Melícias.

Para o ministro provincial da Ordem dos Frades Menores, a obra, realizada por “bons historiadores” e coordenada por “bons especialistas, reforça a “consciência da importância de uma mensagem de paz e bem, da ecologia da fraternidade, da opção preferencial pelos pobres”.

O dicionário ‘Família Franciscana em Portugal’, que divulga artigos científicos sobre os vários ramos da Família Franciscana, foi apresentado este sábado, em Alenquer, durante a sessão de lançamento do Congresso Internacional do Congresso Espírito Santo.

PR

Partilhar:
Scroll to Top