Roma, 04 fev 2015 (Ecclesia) – Os religiosos da Sociedade São Paulo (Paulistas) escolheram hoje um sacerdote brasileiro como novo superior geral da congregação, para os próximos seis anos, no décimo capítulo geral na casa de retiros em Ariccia, em Roma.
Num comunicado enviado à Agência ECCLESIA, os Paulistas informam que o padre Valdir José de Castro, novo superior geral da congregação durante os próximos seis anos, é o sétimo sucessor do fundador, o Beato Tiago Alberione, e o “primeiro não italiano a ser escolhido para o cargo”.
“No primeiro dia de votações no Capítulo dos paulistas, o padre Valdir foi eleito logo à segunda votação, uma rapidez invulgar na congregação”, acrescenta o comunicado.
“Não costuma ser uma eleição tão rápida”, frisou o superior regional de Portugal e membro do Capítulo à revista ‘Família Cristã’.
O padre José Carlos Nunes frisou que a eleição foi “sinal da grande comunhão” que existe em “todos os membros da assembleia capitular”.
O novo superior geral da Sociedade São Paulo atualmente era superior provincial do Brasil e diretor da Faculdade de Comunicação e Tecnologia dos Paulistas.
Natural de São Paulo, Brasil, o padre Valdir José de Castro tem 53 anos, e é proveniente da primeira comunidade fundada pelos paulistas fora da Europa, em 1931.
O capítulo geral dos Paulista termina no dia 15 de fevereiro e a partir de hoje os trabalhos são “presididos” pelo novo superior geral, nomeadamente as eleições dos conselheiros e a aprovação do plano para os próximos seis anos.
O décimo Capítulo Geral dos Paulistas realiza-se com o tema ‘Tudo faço pelo Evangelho (1Cor 9,23). Paulistas, evangelizadores-comunicadores. Em Cristo novos apóstolos para a humanidade’.
A congregação conta com 961 religiosos em todo o mundo, entre sacerdotes e religiosos, em 40 países de todos os continentes com 113 comunidades e em 2014 celebraram o centenário da sua fundação pelo Beato Tiago Alberione.
CB/OC