Leão XIV interrompeu férias e desafiou participantes a «pensar em grande»

Castel Gandolfo, Itália, 12 jul 2025 (Ecclesia) – O Papa recebeu hoje, na residência pontifícia de Castel Gandolfo, um grupo de responsáveis de vários institutos religiosos, que desafiou a “pensar em grande”.
“Pensem em grande, como peças únicas de um desígnio que os supera e os envolve além das vossas próprias expectativas”, disse Leão XIV.
Interrompendo o seu período de férias, o pontífice pediu aos participantes que vivam a vocação como uma “aventura maravilhosa” e como “pequenas luzes” que, brilhando juntas, realizam o “plano de salvação” de Deus: “Reconduzir a si toda a humanidade, como uma só grande família”.
O encontro decorreu perante cerca de 200 membros pertencentes ao Pontifício Instituto para as Missões Exteriores (PIME), às Pias Mestras Filipinas, às Pias Mestras dos Venerini, às Filhas da Igreja, às Salesianas Oblatas do Sagrado Coração, às Irmãs Franciscanas Angelinas, ao Instituto Oblatas de Jesus e Maria e às Religiosas Filhas de Maria das Pias Escolas.
Leão XIV sublinha esta variedade de traços diferentes, mas “complementares” ao refletir a ação “de todo o Povo de Deus”.
“São diferentes caminhos pelos quais a realidade única e eterna que a todos anima se expressa de forma carismática: o amor de Deus pela humanidade”, precisou.
O Papa apontou a um renovado “espírito missionário”, a adesão aos “sentimentos que foram de Cristo Jesus”, com firme “esperança em Deus” e “a chama do Espírito” sempre acesa no coração.
O discurso encerrou-se com um apelo a permanecer “dóceis à voz do Espírito”, “que ensina todas as coisas”.
OC