Leão XIV enviou mensagem ao Capítulo Geral da Congregação, que decorre na Polónia

Cidade do Vaticano, 24 jul 2025 (Ecclesia) – Leão XIV escreveu uma mensagem aos superiores provinciais da Ordem dos Pregadores, os Dominicanos estão reunidos no seu capítulo geral, em Cracóvia (Polónia), um tempo que o Papa espera “fortaleça os laços de comunhão”.
“Que a sua experiência compartilhada de fraternidade e oração fortaleça os laços de comunhão que os unem como dominicanos e os inspire a viver cada vez mais plenamente a sua vocação de pregadores contemplativos”, escreveu o Papa, citado pelo portal online ‘Vatican News’.
Leão XIV acrescentou que dessa forma, “fiéis ao carisma e à espiritualidade do seu fundador”, os Dominicanos “continuarão sem dúvida a realizar a sua missão no coração da Igreja”.
A Ordem dos Pregadores está reunida no seu Capítulo Geral, desde 17 de julho, em Cracóvia, na Polónia, até 8 de agosto, e o Papa espera que esse tempo juntos “fortaleça o compromisso de servir o Corpo de Cristo na forma de vida evangélica escolhida por São Domingos”, o fundador dos Dominicanos.
Leão XIV destacou que o tema da reunião magna dos Dominicanos aborda, de maneira mais específica, as diversas formas de pregação a “quatro públicos” é particularmente oportuno: Aqueles que ainda não conhecem Jesus, os fiéis cristãos, aqueles que se afastaram da Igreja, e os jovens que se encontram nessas situações.
O Papa, religioso da Ordem de Santo Agostinho (Agostinianos), reza para que as deliberações do capítulo geral permitam escutar atentamente o Espírito Santo, que continua a guiar a Igreja na plenitude da verdade.
Na mensagem aos priores provinciais Dominicanos, assinala que o capítulo geral realiza-se durante o Ano Jubilar e confia que estes dias sejam uma oportunidade de renovação, enraizada na esperança que nunca desilude e no conhecimento de que o Senhor os chamou como pregadores para proclamar a Boa Nova em meio aos desafios únicos de hoje (cf. Rm 5, 5; Mt 10, 7), informa o portal de notícias do Vaticano.
O Papa assegurou também ao mestre geral da Ordem dos Pregadores, frei Gerard Francisco Timoner III, o primeiro asiático a ocupar esse cargo, e a todos os participantes a sua proximidade na oração.
No final, Leão XIV encomendou o Capítulo Geral à intercessão de Nossa Senhora do Rosário, e concedendo de coração a sua bênção apostólica a todos os membros da ordem religiosa, como penhor de sabedoria, alegria e paz no Senhor.
O fundador dos Dominicanos, São Domingos de Gusmão, viveu no século XIII, nasceu em Caleruega (Espanha) em 1170, e faleceu em 1221, em Bolonha, Itália; a 21 de janeiro de 1217, recebeu do Papa Honório III a Bula ‘Gratiarum Largitori Omnium’, onde pela primeira vez fala-se da ‘Ordem dos Pregadores’.
CB/PR