Lisboa, 08 jul 2024 (Ecclesia) – A Província Portuguesa da Congregação da Missão (Padres Vicentinos) reúne em Assembleia Provincial, com o tema ‘Revitalizar a identidade missionária e espiritual’, entre 8 e 10 de julho, na Casa da Legião de Maria, na Apúlia (em Esposende).
“Este plenário é um tempo especial para a vida da província e da missão vicentina, em especial numa conjuntura que continua ensombrada pela persistência do flagelo da guerra, pelos problemas da emigração, da violência e das alterações climáticas, que fazem aumentar o clamor dos pobres, «nossos mestres e senhores» (SVP)”, explicam os Padres Vicentinos, em nota enviada à Agência ECCLESIA.
A Congregação da Missão, em Portugal “há mais de três séculos”, informa que este caminho sinodal tem como objetivo “definir as orientações estratégicas” e aprovar as propostas com vista à “revitalização da identidade missionária e espiritual” dos membros da província.
Os Padres Vicentinos destacam que nesta assembleia nacional também vão preparar o Jubileu da Esperança, Ano Santo convocado pelo Papa Francisco, e os 400 anos da fundação da Congregação da Missão, “duas importantes celebrações jubilares” em 2025.
A Província Portuguesa da Congregação da Missão (PPCM) informa, através do seu Gabinete de Comunicação PPCM, que a Assembleia Provincial 2024, com o tema ‘Revitalizar a identidade missionária e espiritual’, de 8 a 10 de julho, realiza-se “depois das assembleias domésticas”.
No início deste ano pastoral 2023/2024, a PPCM apresentou o Projeto Provincial 2023/2026, centrado nos objetivos ‘Vocação – Revitalização – Celebração’, com 10 linhas de ação, e que foi elaborado pelo superior provincial, o padre Pedro Guimarães, com o seu Conselho Provincial, “enraizado no ‘sim’ de Vicente de Paulo”.
Este projeto para o triénio 2023/2026 “concretiza” as conclusões da Assembleia Geral desta congregação religiosa, realizada em 2022, e as propostas de “cada uma das comunidades locais dos Padres Vicentinos em Portugal”, uma iniciativa de auscultação e reflexão conjunta desencadeada durante o processo elaboração do projeto.
A Congregação da Missão nasceu no século XVII, em Paris (França), foi fundada por São Vicente de Paulo, a Igreja Católica celebra a festa do ‘Santo da Caridade’ no dia 27 de setembro; os Padres Vicentinos, em Portugal, colaboram, atualmente, “em várias dioceses”, através das missões populares, da formação do clero e dos leigos, do acompanhamento das associações e movimentos da Família Vicentina que se dedicam à pastoral caritativa, e dos vários serviços nas comunidades paroquiais.
CB