«Vocação, revitalização e celebração», são os objetivos gerais para o próximo triénio
Felgueiras, 27 set 2023 (Ecclesia) – A Província Portuguesa da Congregação da Missão (PPCM – Padres Vicentinos) promoveu um encontro onde apresentou o Projeto Provincial 2023/2026, centrado nos objetivos ‘Vocação – Revitalização – Celebração’, esta terça-feira, na Comunidade do Monte de Santa Quitéria, em Felgueiras.
“O projeto tem uma estrutura com base em três objetivos gerais – vocação, revitalização e celebração – desenvolvidos em estratégias e linhas de ação”, contextualiza o Gabinete de Comunicação da PPCM, num comunicado enviado à Agência ECCLESIA.
Sobre o primeiro objetivo, a Província Portuguesa da Congregação da Missão pretende “renovar a vocação pessoal e comunitária”, regressando às fontes do carisma vicentino e “propondo esta identidade aos jovens”, seguindo-se o reforço das “ações de revitalização do carisma”, através da formação permanente, da oferta de missões populares e da “renovação e caminho conjunto com a Família Vicentina”.
No terceiro e último objetivo para o triénio 2023/2026, vão preparar a celebração dos 400 anos da Congregação da Missão e os 100 anos da restauração da PPCM, “preservando a memória, divulgando o carisma e animando na esperança”.
“Acreditamos que este Projeto Provincial pode ser um valioso companheiro de viagem para cada confrade e comunidade, a fim de que a PPCM continue a realizar a sua missão”, acrescentam os Padres Vicentinos em Portugal.
O projeto tem 10 linhas de ação, que os missionários propõem-se a concretizar, como “realizar um encontro comunitário regular para ler e meditar nas fontes (Regras Comuns, Constituições…)”, assumir um compromisso comunitário para que jovens façam, mensalmente, “na comunidade, a experiência de rezar e tomar refeições”, “dinamizar um caminho conjunto com a Família Vicentina que permita uma formação integral e recíproca”, aprofundar as “ações conjuntas” com as províncias de Espanha e a Vice-Província de Moçambique; “consolidar a sustentabilidade económica da PPCM”, e valorizar a estrutura do Lar Vicentino de Santa Quitéria”.
O novo projeto nacional para a Congregação da Missão em Portugal foi elaborado pelo superior provincial, o padre Pedro Guimarães, com o seu Conselho Provincial, “enraizado no ‘sim’ de Vicente de Paulo”; o projeto para os próximos três anos “concretiza” as conclusões da Assembleia Geral desta congregação religiosa, realizada em 2022, e as propostas de “cada uma das comunidades locais dos Padres Vicentinos em Portugal”, uma iniciativa de auscultação e reflexão conjunta desencadeada durante o processo elaboração do projeto.
A Província Portuguesa da Congregação da Missão informa que o Projeto Provincial foi apresentado esta terça-feira, véspera da Festa de São Vicente de Paulo, que a Igreja Católica celebra hoje, dia 27 de setembro.
Os Padres Vicentinos reuniram-se para um encontro de comunhão, “cuidando, assim, da fraternidade entre os missionários portugueses”, através da oração e do convívio, na Comunidade do Monte de Santa Quitéria, em Felgueiras.
No próximo dia 5 de outubro, a Família Vicentina em Portugal vai realizar o seu 17º encontro nacional, com o tema ‘Esteja onde estiver, é aí que Deus me quer’, no Santuário de Fátima.
No Vaticano, na manhã desta quarta-feira, o Papa evocou a celebração da memória litúrgica de São Vicente de Paulo, fundador da Congregação de Missão, que se destacou no século XVII pelo serviço aos mais pobres.
“Movido pelo amor a Cristo, comprometeu-se com os marginalizados da sociedade. Que o seu exemplo nos encoraje também a estar próximos dos nossos irmãos necessitados”, acrescentou Francisco, na saudação aos peregrinos e visitantes presentes na audiência pública semanal, que decorreu na Praça de São Pedro.
CB/OC