Sacerdote foi eleito esta terça-feira em capítulo da Ordem
Porto, 11 abr 2023 (Ecclesia) – Padre Vasco Nuno Tavares da Costa foi eleito provincial da Ordem dos Carmelitas Descalços em Portugal, esta terça-feira, no Capítulo geral para o triénio 2023-2026.
“Neste primeiro dia, o Capítulo elegeu o Padre Vasco Nuno Tavares da Costa para provincial da Ordem dos Carmelitas Descalços em Portugal. Elegeram também os Conselheiros do seu governo para o triénio de 2023-2026”, informa nota enviada à Agência ECCLESIA.
O novo provincial é natural de Castelões, Vale de Cambra, na diocese do Porto. Tomou o hábito carmelita a 11 de setembro de 1993 e “professou solenemente a 19 de junho de 1999”, tendo sido “ordenado presbítero a 30 de julho de 2000”.
Segundo o comunicado o “padre Vasco Costa é formado em Teologia na Universidade Católica Portuguesa (Porto), fez a especialidade em Espiritualidade na Faculdade Pontifícia do Teresianum (Roma)”, “exerceu os ofícios de superior nas comunidades do Funchal e Porto”.
Durante 18 anos assumiu as diversas etapas formativas na Província (Seminário Menor, Postulantado, Noviciado, Teologado) e esteve três anos ao serviço da formação interprovincial: um no teologado de Salamanca, como co-formador, e dois no Desierto de Las Palmas (Espanha), como Mestre de Noviços.
Para além da formação inicial dos candidatos a carmelitas, “dedicou-se à pregação de retiros e acompanhamento espiritual, Conselheiro Provincial por quatro vezes, pároco das paróquias de Avessadas e Rosém do Concelho de Marco de Canaveses”.
SN