Vida consagrada: Padre Adelino Ascenso pede a religiosos que sejam «pontes e portas» para desarmar corações dos «senhores da guerra»

Presidente da Conferência dos Institutos Religiosos de Portugal assinalou na celebração, em Fátima, que Jubileu «fará a diferença»

Foto Santuário de Fátima

Fátima, 01 mar 2025 (Ecclesia) – O presidente da Conferência dos Institutos Religiosos de Portugal (CIRP) pediu hoje aos religiosos e religiosas reunidos na celebração em Fátima do jubileu, que sejam “pontes e portas”, genuínos “sinais de esperança” no mundo.

“Será que os senhores da guerra conseguirão desarmar os corações para que a paz seja possível? Tenhamos esperança, esperemos sempre e tenhamos esperança que esses ideias ganharão e se concretizarão, apesar de as pessoas, o mundo, a terra os mares estarem a gemer. Caminhemos juntos na esperança, juntos em sínodo, com esperança”, convidou o padre Adelino Ascenso no final da celebração eucarística, em Fátima, por ocasião do Jubileu da Vida consagrada.

“Que este dia avive em nós o desafio de sermos pontes e portas e genuínos, instrumentos pacificados e pacificadores. O Jubileu é um grande acontecimento social e eclesial. Traz um desafio, o desafio de termos consciência de que todos somos peregrinos de esperança sempre inacabados e que temos a missão de sermos pontes e portas, de corações escancarados e disponíveis para ir ao encontro de todas as periferias como sinal”, acrescentou.

O responsável assegurou que a celebração do Ano Santo, convocada pelo Papa Francisco, fará a diferença uma vez que, disse, “o egoísmo mata o divino em nós”.

“Cada vez mais nos damos conta, com maior nitidez, que o egoísmo mata o divino em nós. Precisamos urgentemente de paz que começa com a pacificação do nosso coração. Para sermos tal sinal temos de aprender uma genuína disponibilidade ancorada na esperança, precisamos de desarmar o coração”, pediu.

No final da celebração na basílica da Santíssima Trindade, o padre Adelino quis ainda lembrar os mais frágeis, e rezar “pelo Papa Francisco”.

LS

Partilhar: