Fátima, 28 mar 2022 (Ecclesia) – A Ordem Hospitaleira em Portugal começou hoje em Fátima o seu 30º Capítulo Provincial, para eleger o novo governo e planear os próximos quatro anos.
Num comunicado enviado à Agência ECCLESIA, a Ordem Hospitaleira informa que a reunião da província portuguesa, que decorre até 1 de abril, tem como tema ‘Sair com Paixão para promover a Hospitalidade’, e é presidido pelo superior geral, o irmão Jesús Etayo.
O capítulo começou com a celebração da Missa e nos dois primeiros dias com os colaboradores, para analisar o desenvolvimento da missão da Ordem em Portugal, e depois dedicam-se “à vida dos irmãos”, onde vão pensar nos próximos quatro anos.
Segundo o programam, a eleição do novo governo provincial está agendada para a manhã desta quinta-feira, e, da parte da tarde, vão escolher o conselho provincial.
Jesús Etayo, no discurso de abertura, destacou a “grande necessidade de sinodalidade na Igreja, e também na ordem, a todos os níveis”.
“Façamos caminho com todos, ouçamos a todos, especialmente ao Senhor. Caminhemos juntos nesta aventura e neste sonho da Hospitalidade”, desenvolveu o superior geral da Ordem Hospitaleira.
O comunicado informa também que os trabalhos do capítulo estão a ser moderados pelo padre Pedro Fernandes, o provincial dos Missionários do Espírito Santo (Espiritanos) em Portugal.
A Ordem Hospitaleira foi fundada em Granada (Espanha), pelo santo português João de Deus (1495-1550)
CB