Reunião vai eleger superior provincial para triénio 2015-2018
Barcelos, Braga, 14 jul 2015 (Ecclesia) – A Congregação dos Missionários do Espírito Santo está a realizar o seu Conselho Provincial Alargado (CPA) eletivo, para o triénio 2015-2018, com o lema ‘Alegria no Espírito’, até sábado, no Seminário da Silva, em Barcelos.
“O grande objetivo do CPA é avaliar o cumprimento das decisões do último Capítulo Provincial, realizado em 2012. Vai ter também a missão de apontar alguns caminhos de futuro ao novo Conselho Provincial”, explica o superior provincial dos Espiritanos.
Numa nota enviada à Agência ECCLESIA, o padre António Neves informa que durante os trabalhos vai ser eleito o provincial e os seus conselheiros para o triénio 2015-2018, marcado por “grandes eventos” relativos à Província Portuguesa.
Neste contexto, o sacerdote revela que em 2016 se celebram os 75 anos da chegada de Espiritanos portugueses a Cabo Verde e jubileu nacional dos 150 anos da presença espiritana em Angola; 2017 assinalam-se os 150 anos da chegada dos Espiritanos a Portugal e a Liga Intensificadora da Ação Missionária (LIAM) assinala 80 da sua fundação em 2017.
No CPA participam cerca de 30 pessoas entre “membros de direito, delegados, convidados e funcionários”.
O sacerdote especifica que há representantes que trabalham nas onze comunidades em Portugal, delegados de Cabo Verde, Angola, Moçambique, Brasil, Paraguai, Itália e Espanha, em representação de todos os Missionários do Espírito Santo espalhados pelo mundo, e participa também a coordenadora dos Leigos Associados Espiritanos.
A Eucaristia de encerramento do CPA com a tomada de posse do superior provincial eleito vai ser presidida pelo arcebispo de Braga, D. Jorge Ortiga, este sábado, às 11h30, na igreja do Seminário da Silva.
CB/OC