Vida Consagrada: Missionários da Boa Nova deram «especial destaque» à formação e à economia na assembleia-geral

Fátima, 06 ago 2018 (Ecclesia) – A Sociedade Missionária da Boa Nova (SMBN) esteve reunida em assembleia-geral, na qual reelegeu o seu superior-geral, para estudar “caminhos de futuro”.

O comunicado final da Assembleia-Geral da SMBN, enviado à Agência ECCLESIA, explica que as áreas da formação e da economia tiveram “especial destaque” na avaliação “do peso das atuais estruturas e dos serviços”, procurando “formas de simplificação e de resposta mais eficaz”.

Quanto à formação, destaca-se a “necessidade de relançar a Pastoral Vocacional em Portugal”, a instituição do Seminário Internacional em Valadares, na Diocese do Porto, e o estudo da “eventual criação” de um seminário filosófico único.

A Sociedade Missionária da Boa Nova acredita que “será possível uma transformação” que os leve a viver a vocação missionária, como revela o Livro dos Atos dos Apóstolos: “Em comunidades apostólicas, unidos na oração, na escuta assídua da Palavra, alimentados, fortalecidos e enviados pela Eucaristia, em constante conversão e na partilha fraterna”.

Sobre a área económica, “advertiu-se” para a “urgência de uma maior sinergia” entre a corresponsabilidade que é pedida a cada membro da SMBN e o funcionamento efetivo dos Conselhos Económicos a nível geral, regional e local, conforme as constituições da sociedade.

O documento conclusivo fala numa “renovada esperança o tempo” que se segue à assembleia, geral, com o desafio a olhar a realidade de “modo novo”, tanto nos campos de mais antiga da sua presença como nos mais recentes.

“Foram indicadas áreas, tais como Catequética, Diálogo Inter-religioso e Promoção Vocacional”, explicam os participantes na reunião magna, indicando que “todos, sem exceção”, estão convocados a colaborar.

A SMBN assinala que a assembleia se realizou no contexto de “algumas efemérides de cariz missionário”, onde se destaca o convite a “reavivar o ardor e a paixão pela Missão de Jesus”, que chegou pelo prefeito da Congregação para a Evangelização dos Povos, o cardeal Fernando Filoni.

Os trabalhos da assembleia-geral eletiva começaram no dia 16 de julho e prolongaram-se até 3 de agosto.

O padre Adelino Ascenso foi reeleito superior-geral da sociedade missionário para o quadriénio 2018-2022 e foram escolhidos os quatro assistentes-gerais: os sacerdotes Marco Aurélio da Costa Casquilho (1.º assistente/vigário-geral); José Manuel da Costa Lima (2.º assistente); Capingana Marcolino (3.º assistente); Albino Manuel Valente dos Anjos (4.º assistente)

Para ajudar os missionários na sua reflexão, passaram pelo Seminário de São Francisco Xavier, em Fátima, Michel Tudrej, D. José Tolentino Mendonça e D. António Couto, bispo de Lamego e membro da SMBN.

A Sociedade Missionária da Boa Nova, fundada em 1930 pelo Papa Pio XI como resposta a um apelo dos bispos portugueses, é uma sociedade de vida apostólica exclusivamente missionária e trabalha atualmente em quatro países, além de Portugal: Moçambique (desde 1937), Angola (1970), Brasil (1970) e Japão (1998).

CB/OC

Partilhar:
Scroll to Top