Momento aconteceu no Hotel Cinquentenário, em Fátima, inserido no programa da XX Jornada de Espiritualidade Reparadora

Fátima, 05 mai 2025 (Ecclesia) – A Congregação das Irmãs Reparadoras de Nossa Senhora de Fátima (IRNSF) e o Instituto de Estudos Avançados em Catolicismo e Globalização (IEAC-GO) assinaram, no passado sábado, em Fátima, um acordo sobre a obra escrita do padre Manuel Formigão.
“Vigente até maio de 2029, o Acordo de Cooperação foi assinado no Hotel Cinquentenário, inserido no programa da XX Jornada de Espiritualidade Reparadora, e tem como objeto reunir, organizar e anotar a vasta produção escrita do padre Manuel Nunes Formigão, fundador da Congregação das IRNSF”, pode ler-se no comunicado conjunto enviado à Agência ECCLESIA.
O IEAC-GO vai ter acesso aos arquivos da congregação, espaço museológico e documentação relevante para o desenvolvimento da investigação, assumindo a responsabilidade científica pela concretização do projeto.
“No momento atual, dada a envergadura expetável do trabalho científico, não é possível prever o número total de volumes/tomos ou a extensão das notas críticas do projeto final”, adianta o IEAC-GO.
O acordo de cooperação para a edição da “Obra Completa Criticamente Anotada do Venerável Padre Manuel Nunes Formigão” prevê a realização de ações de divulgação, nomeadamente a concretização de um simpósio e outras sessões de apresentação do projeto.
O acordo foi formalizado com a assinatura pela irmã Armandina Neto, superiora geral das IRNSF, e pela doutora Eugénia Abrantes, presidente do IEAC-GO, em dois exemplares, um para cada entidade.

Estiveram presentes no momento o Governo-Geral da Congregação, representantes dos órgãos sociais, investigadores e associados do IEAC-GO e cerca de duas centenas de participantes na Jornada de Espiritualidade Reparadora, iniciativa organizada pela congregação religiosa, este ano na 20ª edição e dedicada ao tema «Venerável P. Manuel Nunes Formigão, uma vida ‘sob o sinal de Esperança’».
A Congregação das Irmãs Reparadoras de Nossa Senhora de Fátima é uma instituição religiosa de direito canónico fundada pelo padre Manuel Nunes Formigão em 6 de janeiro de 1926, que foi declarado venerável pelo Papa Francisco, a 14 de abril de 2018.
A Conferência Episcopal Portuguesa concedeu a anuência para a introdução da causa de Beatificação e Canonização do Apóstolo de Fátima, a 16 de novembro de 2000, devido à fama de santidade.
Atualmente, a Congregação das Irmãs Reparadoras de Nossa Senhora de Fátima está presente em Portugal, Angola, Moçambique e Timor, com trabalho e missão nas áreas da pastoral, educação e saúde.
O Instituto de Estudos Avançados em Catolicismo e Globalização é uma associação sem fins lucrativos que tem por objeto os domínios da investigação, divulgação e desenvolvimento de projetos, auditorias, consultoria e formação no âmbito da cultura católica e globalização, em cooperação e diálogo com os organismos civis, nacionais e internacionais.
LJ/PR