Vida Consagrada: Irmãs Reparadoras de Nossa Senhora de Fátima assinam acordo com instituto sobre «vasta produção escrita» do padre Manuel Formigão

Momento aconteceu no Hotel Cinquentenário, em Fátima, inserido no programa da XX Jornada de Espiritualidade Reparadora

Foto: IEAC-GO

Fátima, 05 mai 2025 (Ecclesia) – A Congregação das Irmãs Reparadoras de Nossa Senhora de Fátima (IRNSF) e o Instituto de Estudos Avançados em Catolicismo e Globalização (IEAC-GO) assinaram, no passado sábado, em Fátima, um acordo sobre a obra escrita do padre Manuel Formigão.

“Vigente até maio de 2029, o Acordo de Cooperação foi assinado no Hotel Cinquentenário, inserido no programa da XX Jornada de Espiritualidade Reparadora, e tem como objeto reunir, organizar e anotar a vasta produção escrita do padre Manuel Nunes Formigão, fundador da Congregação das IRNSF”, pode ler-se no comunicado conjunto enviado à Agência ECCLESIA.

O IEAC-GO vai ter acesso aos arquivos da congregação, espaço museológico e documentação relevante para o desenvolvimento da investigação, assumindo a responsabilidade científica pela concretização do projeto.

“No momento atual, dada a envergadura expetável do trabalho científico, não é possível prever o número total de volumes/tomos ou a extensão das notas críticas do projeto final”, adianta o IEAC-GO.

O acordo de cooperação para a edição da “Obra Completa Criticamente Anotada do Venerável Padre Manuel Nunes Formigão” prevê a realização de ações de divulgação, nomeadamente a concretização de um simpósio e outras sessões de apresentação do projeto.

O acordo foi formalizado com a assinatura pela irmã Armandina Neto, superiora geral das IRNSF, e pela doutora Eugénia Abrantes, presidente do IEAC-GO, em dois exemplares, um para cada entidade.

Foto: IEAC-GO

Estiveram presentes no momento o Governo-Geral da Congregação, representantes dos órgãos sociais, investigadores e associados do IEAC-GO e cerca de duas centenas de participantes na Jornada de Espiritualidade Reparadora, iniciativa organizada pela congregação religiosa, este ano na 20ª edição e dedicada ao tema «Venerável P. Manuel Nunes Formigão, uma vida ‘sob o sinal de Esperança’».

A Congregação das Irmãs Reparadoras de Nossa Senhora de Fátima é uma instituição religiosa de direito canónico fundada pelo padre Manuel Nunes Formigão em 6 de janeiro de 1926, que foi declarado venerável pelo Papa Francisco, a 14 de abril de 2018.

A Conferência Episcopal Portuguesa concedeu a anuência para a introdução da causa de Beatificação e Canonização do Apóstolo de Fátima, a 16 de novembro de 2000, devido à fama de santidade.

Atualmente, a Congregação das Irmãs Reparadoras de Nossa Senhora de Fátima está presente em Portugal, Angola, Moçambique e Timor, com trabalho e missão nas áreas da pastoral, educação e saúde.

O Instituto de Estudos Avançados em Catolicismo e Globalização é uma associação sem fins lucrativos que tem por objeto os domínios da investigação, divulgação e desenvolvimento de projetos, auditorias, consultoria e formação no âmbito da cultura católica e globalização, em cooperação e diálogo com os organismos civis, nacionais e internacionais.

LJ/PR

Partilhar:
Scroll to Top