Vida Consagrada: Irmã Paula Carneiro é a nova superiora das Hospitaleiras em Portugal

Foto Irmãs Hospitaleiras Portugal

Lisboa, 05 out 2024 (Lisboa) – As Irmãs Hospitaleiras em Portugal elegeram a irmã Paula Carneiro como nova superiora provincial, a nova responsável nacional, e o seu conselho, para os próximos seis anos, de 2024 a 2030, no XXII capítulo que termina este domingo.

“A Irmã Paula Carneiro tem uma longa trajetória de dedicação e serviço à missão hospitaleira, refletindo os valores e princípios que nos guiam no cuidado integral da saúde mental e na atenção aos mais vulneráveis. A sua eleição marca o início de uma nova etapa, pautada pela renovação do compromisso com os que mais precisam, à luz da fé e do carisma das Irmãs Hospitaleiras”, explica a congregação religiosa, na informação publicada na sua página na internet.

Num comunicado enviado hoje à Agência ECCLESIA, destacam que a irmã Paula Carneiro tem 25 anos de vida religiosa na congregação religiosa, é mestre em psiquiatria e saúde mental e em bioética, “para além de um vasto currículo formativo e experiência profissional diversificada, tudo é uma mais-valia para a missão que agora lhe é confiada”.

As Irmãs Hospitaleiras do Sagrado Coração de Jesus (IHSCJ) estão reunidas em Capítulo da Província de Portugal, que como lema “Revesti-vos de entranhas de misericórdia” na Casa de Saúde de Idanha, em Sintra.

As IHSCJ explicam que a eleição da nova superiora provincial marca o início de “uma nova etapa” para as religiosas em Portugal, “sempre comprometidas em cuidar da humanidade sofredora”.

“Continuaremos a trabalhar para prestar cuidados de excelência, levando esperança, conforto e dignidade aos que estão mais fragilizados”, realçam.

Neste momento de renovação, as Irmãs Hospitaleiras do Sagrado Coração de Jesus pedem a intercessão dos seus fundadores, São Bento Menni, a Venerável María Josefa Recio e María Angustias, “para que iluminem e guiem a nova Superiora Provincial no seu caminho de serviço”.

Foto Irmãs Hospitaleiras Portugal

“Que a Irmã Paula Carneiro se sinta sempre amparada pela misericórdia de Deus e continue a inspirar o espírito hospitaleiro, acompanhando a nossa missão com sabedoria, escuta ativa e um coração aberto”, acrescentam.

Na XXII reunião magna nacional, que começou no dia 29 de setembro a termina este domingo, 6 de outubro, as IHSCJ também elegeram o novo governo provincial em Portugal, as irmãs capitulares escolheram como vigária e 1ª conselheira a irmã Maria Anália Oliveira Antunes, a 2ª conselheira é a irmã Sabina Florinda da Graça Valente, e a irmã Fernanda Maria da Silva Esteves foi eleita como terceira conselheira.

“Juntas, recebem o grande desafio de revitalizar e reestruturar na Província de Portugal a vida consagrada e a missão apostólica, em fidelidade aos princípios fundacionais e em abertura ousada e criativa às circunstâncias e necessidades do tempo atual; O Capítulo entregou-lhes um programa de ação que exige esforço, mas a visão esperançada no futuro”, desenvolve o comunicado.

As Irmãs Hospitaleiras em Portugal agradecem também à irmã Sílvia Moreira, que exerceu estas funções de superiora provincial nos últimos seis anos, e destacam o seu exemplo de “liderança e dedicação”, e o legado de “compaixão e excelência no acompanhamento de todos os que fazem parte da Família Hospitaleira”.

O capítulo eletivo com o objetivo de ‘reestruturar para revitalizar” reuniu 20 irmãs capitulares, e, numa segunda parte desta reunião, juntaram-se 28 colaboradores leigos.

As Irmãs Hospitaleiras são uma Instituição Particular de Solidariedade Social (IPSS), com fins de Saúde, de referência na prestação de cuidados especializados em Psiquiatria e Saúde Mental, Demências, Reabilitação Física e Cuidados Paliativos.

Há mais de 130 anos presentes em Portugal, as IHSCJ desenvolvem a sua intervenção em 12 unidades de saúde hospitaleiras, das quais oito se situam no continente e quatro nas Regiões Autónomas.

CB

Notícia atualizada às 13h23

Partilhar:
Scroll to Top