Coimbra, 30 ago 2023 (Ecclesia) – O Instituto Secular Missionário Servas do Apostolado (ISA), com sede em Coimbra, reuniu para realizar o retiro anual e a XVII Assembleia Geral Ordinária, onde elegeu uma nova direção, de 14 e 20 de agosto.
Uma nota enviada hoje à Agência ECCLESIA informa que elegeram uma nova direção do ISA, e escolheram como coordenadora Maria do Rosário da Cruz Virgílio e Alzira do Carmo Santos, como subcoordenadora.
Na XVII Assembleia Geral Ordinária, o Instituto Secular Missionário Servas do Apostolado elegeu como administradora Maria Augusta Marques e como secretária Maria Zulmira Ribeiro.
‘Da cultura do Eu ao dinamismo da Fraternidade’ é o tema que vai orientar a formação/missão deste instituto, com sede na Diocese de Coimbra, durante os próximos quatro anos.
O Instituto Secular Missionário Servas do Apostolado explica que definiram as linhas orientadoras, mas também quiseram assumir algum “gesto profético”, a partir de apelo que foi feito pelo orientador do retiro, o padre António Domingues.
“Gesto que expresse o dinamismo fraterno a imprimir na nossa vida de seculares consagradas ao serviço desta humanidade concreta onde queremos ‘atuar mergulhadas em Deus Trindade’, acrescenta.
Segundo a nota enviada, no dia 15 de agosto, o ISA teve uma nova entrada na formação inicial, “motivo de alegria e de esperança para todo o Instituto”.
O Instituto Secular Missionário Servas do Apostolado – ISA que está “inserido no mundo do trabalho e na pastoral da Igreja, ao serviço do Reino de Deus”, foi fundado por Maria Isabel Henriques Marques Matias e teve a sua aprovação em 1952, pelo então arcebispo-bispo de Coimbra, D. Ernesto Sena de Oliveira.
CB