Vida Consagrada: Instituto Jesus Maria José realiza capítulo geral eletivo

Lisboa, 15 jan 2025 (Ecclesia) – O Instituto Jesus Maria José vai realizar o seu XVII Capitulo Geral Ordinário Eletivo, a partir de hoje até 24 de janeiro, no Centro de Espiritualidade Rita Amada de Jesus (CERAJ), em Parelheiros, no estado de São Paulo, no Brasil.

“Por força do nosso carisma somos convocadas e estarmos a serviço da vida, atentas aos clamores que nos vem de tantas realidades, com atitudes solidárias e de esperança”, explica a superiora geral do Instituto Jesus Maria José, irmã Maria de Lurdes Filipe, em nota divulgada pela Conferência dos Institutos Religiosos de Portugal (CIRP).

O XVII capítulo geral do Instituto Jesus Maria José (JMJ) vai ser eletivo, as irmãs explicam que “é o órgão colegiado máximo de governo, e exerce extraordinariamente a sua autoridade sobre todo o Instituto”.

‘Na Esperança resinificar a nossa Vida Consagrada, Promovendo a comunhão, participação e missão’ é o tema desta reunião magna, que tem como lema ‘Comunitariamente abraçar as vulnerabilidades como caminho de Conversão’, a frase iluminadora “pois, quando sou fraco é que sou forte”, da segunda carta de São Paulo aos Coríntios, e o texto bíblico (Cl 3,12-17).

O Instituto Jesus Maria José vai reunir em capítulo geral de 15 a 24 de janeiro, no Centro de Espiritualidade Rita Amada de Jesus, em Parelheiros, no Estado de São Paulo, no Brasil.

O Instituto JMJ explica que está a vivenciar um “tempo de preparação” desde dezembro de 2023, colocando “a caminho na oração e no estudo, da realidade, abertas aos desafios do tempo numa Igreja sinodal”.

“Queremos continuar em comunhão unidas em oração pedindo a Beata Rita as Bênçãos e Graças na perseverança e aumento de Vocações de Consagração, na Igreja”, acrescenta a superiora geral do Instituto JMJ, divulga a CIRP.

Instituto Jesus Maria José, que foi fundado pela Beata portuguesa Rita Amada de Jesus (1848-1913), no dia 24 de setembro de 1880, na Diocese de Viseu, está presente em oito países: Angola, Bolívia, Brasil, Cabo Verde, Moçambique, Paraguai, Peru e Portugal.

Da Província Portuguesa do Instituto Religioso das Irmãs Jesus Maria José fazem parte quatro países: Portugal, Angola, Moçambique e Cabo Verde.

Atualmente está a decorrer o processo de canonização da Beata Rita Amada de Jesus, mulher do povo que, no meio de tantas dificuldades, foi um modelo como apostola da Eucaristia, do Rosário e da Família.

Em Casal Mendinho (Ribafeita), na Diocese de Viseu, existe a Casa Memorial Rita Amada de Jesus, que celebrou 10 anos de existência em 2024.

CB

Partilhar:
Scroll to Top