Cidade do Vaticano, 22 jul 2014 (Ecclesia) – O Papa Francisco escreveu ao Ministro Geral da Ordem dos Cartuxos no 500º aniversário da canonização equipolente de São Bruno, fundador da ordem de clausura, e assinalou a “densidade da sua existência” dedicada à “procura assídua de Deus”.
“Esta bela e irradiante figura, cuja vida, moldada pelo Evangelho, segue inspirando homens e mulheres desejosos de seguir de maneira particular a Jesus orante e que se oferece para a salvação do mundo”, escreveu o Papa Francisco na carta que enviou ao padre François-Marie Velut, Ministro Geral da Ordem dos Cartuxos e prior de Chartreuse.
Francisco recordou que o fundador da Ordem dos Cartuxos, São Bruno, foi inserido no calendário litúrgico pelo Papa Leão X [1513-1521] e destacou que passado cinco séculos “segue sendo uma estrela brilhante no horizonte, para a Igreja e para o mundo, pela densidade de sua existência, dedicada toda ela a uma procura assídua de Deus e à comunhão com Ele”.
Na carta enviada por ocasião do 500º aniversário da canonização equipolente (equivalente) de São Bruno, a 4 de julho, o Papa confessou admiração pelas “filhas e filhos espirituais deste grande santo" que pela consagração “mostram de maneira muito bela aos homens deste tempo a fé no Deus revelado em Jesus Cristo”.
No final, o Papa Francisco encorajou os "monges e monjas a renovar a oferenda de sua vida ao Senhor", revelou o portal do Vaticano News.VA.
News.VA/CB/LFS