Vida Consagrada: Franciscanas Missionárias de Maria têm nova Superiora Provincial

Faro, 23 jul 2015 (Ecclesia) – O Instituto das Franciscanas Missionárias de Maria (FMM), em Portugal, elegeu a irmã Maria Hermínia Lopes como nova superiora provincial para os próximos quatro anos, 2015-2019.

“Estamos ao serviço da Província de Portugal. Não é fácil acolher uma notícia destas, mas o nosso compromisso como religiosas, nesta disponibilidade e nesta entrega, passa também por esta doação e disponibilidade para estar ao serviço”, explicou a nova superiora provincial das FMM.

A confirmação do resultado da eleição chegou de Roma esta segunda-feira, divulga o jornal Folha do Domingo.

A irmã Maria Hermínia Lopes vai mudar-se para a Casa Provincial, em Lisboa, em outubro, depois de 34 anos ao serviço da comunidade de Porches, no Algarve.

A religiosa é natural de Pindo, Concelho de Penalva do Castelo, Distrito de Viseu, e entrou para o instituto em 1970; fez o postulantado em Lisboa e o noviciado em Braga. Professou os primeiros votos em 1973 e os votos perpétuos em 1980.

A nova superiora provincial das Franciscanas Missionárias de Maria vai substituir no cargo a irmã Maria de Lurdes Alves com esta responsabilidade desde outubro de 2007.

A congregação das FMM foi fundada no século XIX, por Hélène de Chappotin, e tem como principais pilares a oração e o espírito missionário e atualmente são cerca de sete mil religiosas em 76 países.

As primeiras missões em Portugal foram fundadas em 1895, primeiro com uma obra a favor dos operários e depois com uma instituição destinada à formação de candidatas à vida religiosa.

FD/CB

Partilhar:
Scroll to Top