Congregação quer definir novas formas de «responder aos apelos» dos mais carenciados
Lisboa, 15 abr 2015 (Ecclesia) – A Companhia das Filhas da Caridade, congregação religiosa ao serviço dos mais carenciados nos cinco continentes, e em 94 países incluindo Portugal, vai reunir-se em assembleia geral entre 5 de maio e 12 de junho.
Em comunicado enviado hoje à Agência ECCLESIA, as irmãs adiantam que o encontro vai ter lugar em Paris, França, onde está situada a casa-mãe das Filhas da Caridade, e que na ordem de trabalhos estará a eleição de uma nova “superiora geral”.
No decurso dos trabalhos, a Ordem feminina vai também “avaliar” o modo como poderá continuar a “promover a fidelidade” ao seu carisma próprio e a reforçar “a vitalidade apostólica de toda a Companhia”.
Sob o tema “A audácia da Caridade para um novo impulso missionário”, o encontro de Paris vai permitir definir novas formas de “responder aos apelos” daqueles que hoje “sofrem com o escândalo da pobreza e das escravidões modernas: os refugiados, marginalizados, as vítimas do tráfico”, entre outros desafios.
Fundadas por São Vicente de Paulo e Santa Luísa de Marillac, as Filhas da Caridade contam atualmente com cerca de 16 mil religiosas espalhadas pelo mundo.
JCP