Vida Consagrada: Família paulista assinala centenário com celebração em Lisboa

Bispos publicaram nota pastoral a respeito desta efeméride

Lisboa, 30 jun 2014 (Ecclesia) – A Sociedade São Paulo celebra hoje solenidade do Apóstolo Paulo, evento central nas comemorações em Portugal do centenário da sua fundação e do início da Família Paulista.

A celebração, às 18h30, está marcada para a igreja de São Paulo em Lisboa e vai ser presidida por D. Francisco José Senra Coelho, com a participação do coro da Catedral de Lisboa, dirigido pelo maestro Luís Filipe Fernandes; pelas 20h00 começa o concerto pelo Coro do Carmo de Beja dirigido pelo padre António Cartageno, revela uma nota enviada à Agência ECCLESIA.

Darlei Zanon, membro do conselho regional da Sociedade de S. Paulo, diz que este é o “evento central da comemoração em Portugal do centenário da fundação da congregação, uma vez que no dia do aniversário estarão em peregrinação em Alba em Itália, local onde nasceu a sociedade de S. Paulo e a Família Paulista”.

Os bispos portugueses publicaram a 1 de maio, em Fátima, uma nota pastoral sobre o centenário da fundação da família paulista e realçam que é um “desafio constante” o apostolado da comunicação social.

Quando o mundo da comunicação, que “maioritariamente se encontra na mão de grupos económicos e políticos, e tantas vezes cheio de vozes que seduzem e enganam, é um desafio constante a um renovado apostolado da comunicação social”, sublinha a nota pastoral.

O documento encoraja todos os que trabalham “no vasto mundo da comunicação social” para que “sejam profetas da justiça e da paz, do diálogo e da solidariedade”.

O beato Tiago Alberione (fundador da família paulista) desafia os trabalhadores deste setor a serem “criativos e audazes para melhorar a comunicação da Igreja com o mundo contemporâneo”, lê-se na nota pastoral intitulada «100.º aniversário da fundação paulista».

Os bispos portugueses escrevem que “não deve ter medo” de estar neste “mar digital”.

LFS

Partilhar:
Scroll to Top