Lisboa, 27 ago 2025 (Ecclesia) – O padre José Ribeiro Mendes, que “nasceu nos anos difíceis da II Guerra Mundial” (1939-1945), faleceu esta terça-feira, 26 de agosto, no Hospital de Amadora-Sintra, informa a Congregação do Espírito Santo (Espiritanos).
Os Missionários Espiritanos informam que as celebrações fúnebres começam esta quarta-feira, 27 de agosto, com a “chegada do corpo ao seminário da Torre d’Aguilha”, às 16h30, seguindo-se a Missa Exequial, na igreja paroquial de São Domingos de Rana, presidida pelo bispo auxiliar de Lisboa D. Nuno Isidro, às 21h00.
A igreja paroquial de São Domingos de Rana, após a Eucaristia, vai continuar aberta “para que todos os que desejam possam despedir-se do Pe. Ribeiro”, até pelas 23h00.
O padre José Ribeiro Mendes era natural da freguesia de Sobreposta, em Braga, e esta quinta-feira, 28 de agosto, pelas 09h30, é a saída para Sobreposta, a Missa Exequial, na igreja paroquial, começa às 16h00, seguindo-se a sepultura no cemitério local Sobreposta, presidida pelo superior provincial dos Espiritanos, o padre Hugo Ventura.
A Congregação do Espírito Santo em Portugal informa que a saúde do padre José Ribeiro “ficou muito fragilizada”, na sequência de um AVC, no início do passado mês de julho de 2025.
O padre José Ribeiro Mendes “nasceu nos anos difíceis da II Guerra Mundial” (1939-1945), a 5 de abril de 1941, quando terminou a instrução primária foi trabalhar “como marçano, numa loja dos arredores de Braga”, mas, com 15 anos, entrou no seminário da Congregação do Espírito Santo, em Viana do Castelo, no dia 1 de outubro de 1956.
Fez a sua Profissão Religiosa, no Seminário da Silva (Barcelos), a 8 de setembro de 1964, e foi ordenado sacerdote, a 21 de dezembro de 1969, no Seminário do Fraião (Braga).
Em 1970, foi enviado para Angola, para trabalhar na então Diocese de Nova Lisboa (atual Huambo), na Missão do Sambo e na Paróquia da Sé, até 1975, quando regressa a Portugal e continua a sua missão com a “assistência socioeconómica e religiosa aos refugiados de Angola”.
O padre José Ribeiro Mendes trabalhou também na animação missionária e no seminário de Viana do Castelo, de 1975 a 1980, e, até 1999, foi coadjutor e pároco em São Domingos de Rana, no Patriarcado de Lisboa, onde, recebeu a ‘Medalha de Mérito Municipal’, da Câmara de Cascais, “pela sua ação extraordinária em favor deste Município”, em 1993.
O sacerdote foi Procurador da Congregação do Espírito Santo junto da Santa Sé, após a nomeação para a Administração Geral dos Espiritanos, em 1999, até 2005.
De 2006 a 2015, o padre José Ribeiro Mendes foi pároco de Nogueira, depois é nomeado para a comunidade da Torre d’Aguilha, sendo capelão no Hospital de Santana-Parede, para além de colaborar com a pastoral desta comunidade dos Missionários Espiritanos.
A Congregação missionária do Espírito Santo foi fundada a 27 de maio de 1703, em França, e chegaram a Portugal em 1867.
CB