Porto, 15 jun 2023 (Ecclesia) – O padre António Fernandes Gonçalves (Caetano), da Ordem dos Carmelitas Descalços (OCD) faleceu, esta quinta-feira (15 de junho), “a menos de um mês de completar 82 anos de vida”.
Nascido a 13 de julho de 1942, em São Pedro de Arcos, concelho de Ponte de Lima (Diocese de Viana do Castelo), o padre António Fernandes Gonçalves depois dos estudos primários entrou no Seminário Missionário Carmelitano daquela cidade, no dia 27 de outubro 1955, lê-se numa nota enviada à Agência ECCLESIA.
Aos 18 anos ingressou no Noviciado, em Larrea (País Basco, Espanha), Província carmelitana de São Joaquim de Navarra, e emitiu os primeiros votos no dia 22 de outubro de 1961, nas mãos do venerável padre Anastácio Ballestrero, então Propósito Geral da Ordem dos Carmelitas Descalços.
Como Carmelita Descalço serviu a Ordem de Nossa Senhora do Carmo como professor no Seminário de Avessadas (Marco de Canaveses) e no de Viana do Castelo
“Era muito requisitado como pregador. Como bom minhoto, filho das gentes que levavam a cantar as duras labutas dos campos, sempre gostou de cantar e de animar solenemente a Eucaristia”, refere.
Na véspera da sua morte o padre Vasco Nuno, provincial da OCD visitou-o na sua cama do Hospital Padre Américo, em Penafiel, e deu a notícia da “sua fragilidade e da dureza da última subida ao Carmelo”.
As suas exéquias vão ser celebradas em Avessadas, sexta-feira (16 junho) dia do Sagrado Coração de Jesus, no Santuário do Menino Jesus de Avessadas, às 14h30, e depois em São Pedro de Arcos.
LFS