Vida Consagrada: Faleceu o padre Agostinho Saldanha de Oliveira, missionário do Verbo Divino

Foto: Arquidiocese de Braga

Braga, 15 nov 2024 (Ecclesia) – O padre Agostinho Saldanha de Oliveira, da Congregação do Verbo Divino (SVD), faleceu esta quinta-feira, dia 14 de novembro, informou a Arquidiocese de Braga.

“A Arquidiocese de Braga, a família e as paróquias às quais serviu, unem-se agora em oração e agradecem a Deus pelo seu ministério sacerdotal e pelo dom da sua vida”, escreve a arquidiocese minhota, na nota publicada na sua página na internet.

A missa exequial do padre Agostinho Saldanha de Oliveira vai ser celebrada este sábado, dia 16 de novembro, às 10h30, em Oliveira Santa Maria, no concelho de Famalicão, de onde era natural.

O padre Agostinho Saldanha de Oliveira nasceu a 20 de fevereiro de 1944, foi ordenado sacerdote, na congregação dos Missionários do Verbo Divino, no dia 29 de abril de 1973, no Seminário do Verbo Divino em Fátima.

O sacerdote nos 50 anos da sua ordenação sacerdotal, que celebrou em 2023, recordou que o tempo mais marcante e que o “animou mais” na vida missionária foi o que viveu no Paraguai: “Outro mundo, outro povo… onde se encontrava realmente mais disponibilidade para o trabalho pastoral; uma Igreja mais de todos”, explicou ao jornal ‘Contacto SVD’,

Do seu dia de ordenação presbiteral, afirmou que foi um dia em que, com os seus colegas ordenados, e juntamente com os familiares e amigos, puderam “viver uma experiência de entrega, uma experiência verdadeiramente única”.

O missionário português trabalhou “alguns anos na formação em Portugal”, sendo depois enviado para o Paraguai, onde esteve durante 10 anos, “na região que faz fronteira com a Argentina e o Brasil”.

Quando regressou a Portugal, “para se dedicar à pastoral paroquial”, o padre Agostinho Saldanha de Oliveira foi para Almodôvar (Diocese de Beja), depois Tortosendo (Diocese da Guarda), os Missionários do Verbo Divino estão nesta localidade da Covilhã desde 14 de novembro de 1949, até chegar a São Torcato, em Guimarães, na Arquidiocese de Braga.

A Arquidiocese de Braga informa que o sacerdote verbita serviu várias paróquias do Arciprestado de Guimarães e Vizela: São Torcato, São Miguel de Gonça, São Pedro de Gominhães, São Romão de Rendufe, São Cosme e São Damião de Lobeira e de São Lourenço de Selho.

A Congregação do Verbo Divino nasceu no dia 8 de setembro de 1875, foi fundada por Santo Arnaldo Janssen em Steyl (Holanda), é uma congregação mundial de sacerdotes e irmãos conhecidos como Missionários do Verbo Divino.

CB

 

Partilhar:
Scroll to Top