Algarve: Faleceu o padre José Pedro Martins

Foto: Jornal Folha do Domingo

Faro, 15 nov 2024 (Ecclesia) – O padre José Pedro Martins faleceu aos 82 anos, esta sexta-feira, 15 de novembro, no lar do Centro Paroquial de Santa Bárbara de Nexe, a Missa exequial, este sábado, é celebrada na Sé de Faro, informa a Diocese do Algarve.

O bispo do Algarve, D. Manuel Quintas, vai presidir à Missa exequial, às 10h00, este sábado, dia 16 de novembro, o corpo do padre José Pedro Martins é recebido na catedral de Faro, pelas 09h30, informa o jornal diocesano ‘Folha do Domingo’.

Hoje, é celebrada uma Eucaristia por sufrágio da alma do sacerdote falecido, pelas 16h00, na igreja de Santa Bárbara de Nexe.

O padre José Pedro Martins faleceu aos 82 anos de idade na madrugada desta sexta-feira, por volta das 04h30, no lar do Centro Paroquial de Santa Bárbara de Nexe, a Diocese do Algarve lembra que o seu sacerdote “tinha sido acometido de um Acidente Vascular Cerebral (AVC) a 17 de julho de 2023”, “recuperado significativamente com ajuda médica”, no dia 22 de abril deste ano “sofreu um novo episódio que o deixou acamado e sem conseguir comunicar”.

Após algumas semanas de tratamento em internamento hospitalar, o sacerdote algarvio foi recebido no lar do Centro Paroquial de Santa Bárbara de Nexe, “uma das últimas paróquias em que foi pároco”, informa o jornal ‘Folha do Domingo’.

Na tarde desta quinta-feira, 14 de novembro, o padre José Pedro Martins recebeu o Sacramento da Santa Unção, administrado pelo padre Luís Gonzaga, sacerdote que o substituiu como pároco das paróquias de Santa Bárbara de Nexe e de Estoi.

Foto: Jornal Folha do Domingo

O padre José Pedro de Jesus Martins tinha 82 anos, nasceu a 26 de outubro de 1942, na freguesia de São Sebastião de Lagos, foi ordenado sacerdote no dia 29 de junho de 1970, foi vigário-geral da Diocese do Algarve, foi nomeado vigário episcopal para a Pastoral e reitor do Seminário da Diocese do Algarve, no dia 23 de março de 1989, pelo bispo D. Manuel Madureira Dias, foi pároco de várias comunidade no Algarve e arquivista do Cabido da Catedral de Faro.

A Diocese do Algarve recorda que o padre José Pedro de Jesus Martins foi “o grande responsável por implementar a reestruturação pós-conciliar da Igreja algarvia”, pretendida pelo então bispo do Algarve, D. Manuel Madureira Dias, que chegou a esta diocese em 1988, e frequentou o Curso de Atualização Teológico-Pastoral, no Instituto Superior de Pastoral da Universidade Pontifícia de Salamanca (Espanha), que terminou em 1994.

O corpo do padre José Pedro Martins será sepultado no talhão do clero, no Cemitério da Esperança, em Faro.

CB

Partilhar:
Scroll to Top